quarta-feira, 29 de outubro de 2008

7 meses

7 MESES



A futura mamãe:

Parabéns! Você acaba de iniciar o último trimestre da gestação.
Sua respiração pode estar ficando mais curta. Seu útero tem o fundo situado perto das costelas inferiores e seus pulmões podem ter alguma dificuldade em expandir totalmente. Não se preocupe. Isso não provoca falta de oxigênio para o bebê. Seu sistema circulatório agora já está adaptado a esta situação e é muito mais eficiente que antes da gravidez. São os benefícios de todo aquele mal estar hormonal do início da gestação.



O bebê:


(Rostinho do Mateus, de frente, com 24 semanas - há 3 semanas atrás...)

Durante essa semana o cérebro continua seu rápido crescimento e os pulmões já estão quase completamente desenvolvidos. Os pulmões são capazes de respirar o ar. As ondas cerebrais do feto já se parecem com aquelas de um bebê ao nascimento. As pálpebras começam a se abrir e a retina começa a se formar. Os olhos estão parcialmente abertos e os cílios estão presentes. A sucção e a deglutição melhoram. O corpo fetal possui apenas 2 a 3% de gordura. Os testículos fetais já desceram completamente e estão situados na bolsa escrotal. O feto irá crescer cerca de 1,8 cm, terá cerca de 32-33cm (dos pés à cabeça) – Mateus já media 33 cm há 3 semanas - e deverá estar pesando em torno de 1100-1200 gramas no final dessa semana.

Nem acredito que cheguei ao terceiro semestre!!!
Não vejo a hora de passar logo. Acho que mais pelo meu serviço do que pela gravidez em si. Até que estou curtindo a gravidez, apesar do peso, da falta de ar, mas o que está ruim pra mim é ter que ir trabalhar. Tenho muitas coisas a resolver aqui no serviço antes da licença, mas estou num desânimo... Estou sentindo muita, mas muita vontade mesmo de ficar quieta, de dormir mais (tenho dormido muito mal à noite por causa do calor) de fazer as coisas que gosto com mais freqüência (ler, assistir a filmes...). Por isso não vejo a hora de janeiro chegar.

Mateus tem mexido tanto!!! Principalmente à noite, quando eu me deito para dormir, é que começa o samba do crioulo doido, rs. Ele não pára. Dá até pra ver a barriga se mexendo. Meu marido se amarra em sentir, tá muito forte. Porém, minha cunhada está louca pra sentir ele se mexer mas não conseguiu ainda, por durante o dia ele fica mais quietinho. Dia desses eu trouxe o dvd da última ultra pro pessoal daqui do trabalho ver. Quando eu vi, tinha umas 8 pessoas assistindo. Tudo o que se ouvia era: “ai que fofo, que bonitinho, olha a bochecha dele!”, rs, é engraçado. Minha barriga também tem atraído cada vez mais mãos desconhecidas. Ontem, no supermercado uma mulher que eu nunca vi me parou no meio do corredor, perguntou se era menino ou menina e ficou passando a mão na minha barriga, assim, sem mais nem menos, rs...

Quanto à mim, meu apetite têm aumentado bastante. Ontem eu pisei na bola: comi dois chocolates à tarde (e nem de chocolate eu gosto!). Também tenho acordado de madrugada com fome, daí tenho de me levantar para comer alguma coisa, senão não consigo voltar a dormir. Acho que neste mês vou dar uma engordada maior, estou até com medo da próxima consulta (daqui a duas semanas) Uma coisa que tem me incomodado bastante, como falei, é o calor. Gente, tá na capa de todos os jornais de hoje: “Brasília tem dia mais quente da história: Temperatura chegou a 35,8ºC na cidade às 16h. Último recorde, de 34,5ºC, havia sido registrado em 1963.” Pois é, grávida já sente mais calor do que as pessoas, imagine no dia mais quente do ano... Não to agüentando, sinto-me mal o dia todinho... Jesus, apague essa luz (o calor, rs).

Infelizmente não vou mais poder fazer a ultra 3D. É muito cara, o plano de saúde não cobre e estou com uma dívida enorme no veterinário, do tratamento da Pitchula, para pagar. )já estou mais conformada com a morte dela...). Vou ter de deixar de pagar um dos meus cartões de crédito para cobrir o rombo. Espero que não vire uma bola de neve...

Tenho visto os blogs das minhas colegas gravidinhas e todas já estão bem adiantadas quanto ao enxoval. Daí decidi ver o que o Mateus já tem. Gente é bem pouquinha coisa:



- 4 pcts de fraldas descartáveis TAM P (3 pampers e 1 cremer) totalizando 112 fraldas. Li que a Pampers Total Confort é a melhor, então consegui comprar três pacotes numa promoção. A cremer eu ganhei. Essa semana está tendo promoção de Turma da Mônica Baby Strech (que me falaram que também e boa) nas Americanas e vou lá comprar uns pacotes tamanhos P e M (não posso comprar muita porque não tenho onde guardar);


7 meses!!!

- 1 travesseirinho com a oração do anjo da guarda bordado (tema da decoração), presente da minha avó;
- 1 macacão longo de moleton, que também comprei numa promoção da Marisa;
- 1 body curto;
- 1 conjunto short + camisa gola pólo, presente de uma amiga aqui do serviço;
- 2 touquinhas;
- 4 pares de sapatinho;
- 2 pares de luva;
- 1 “tênis” de tecido;
- 1 chapéu para sol;
- babá eletrônica;
- abajour;
- Cadeirinha (Moisés);
- O ursinho vermelho de borracha da foto foi meu, quando eu era bebê (tem até a marca dos meus dentinhos na orelha dele).



Ontem ganhei das amigas daqui do serviço a cadeirinha para o carro. Elas me chamaram, eu escolhi pela internet e elas pediram. Chega em 12 dias. Vejam que lindo:



A maioria do que tenho foi presente. A prima do meu marido teve nenê em setembro, dia 15 e ontem ela me falou pra não comprar muita coisa, pois perde muito rápido: a bebê dela tem 1 mês e meio e já perdeu muito body e muito sapatinho. Também ainda não comprei nada porque estou esperando sair meu 13º salário, no final de novembro, para comprar à vista tudo de uma vez só. Tem ainda o problema de não ter onde guardar. Essa coisa que eu tenho estão dentro de uma sacola, em cima da cômoda. O guarda-roupinha dele vou ganhar, também em dezembro, daí vou ter onde colocar tudo.

Sexta-feira temos outra festa à fantasia pra ir. Fiquei quase duas horas na loja e nada do que eu escolhia me servia. A única coisa que serviu foi a de havaiana, e será com ela que eu vou. Agora o lado ruim, é que é numa sexta, eu trabalharei o dia todo e estarei super cansada. Mas não posso deixar de ir, é festa da família do André, das sobrinhas dele. Vou nem que seja por pouco tempo. Semana que vem trarei as fotos. Beijinhos nossos!!!



quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PITCHULA, MEU ANJINHO EM FORMA DE CACHORRINHA, VAI EM PAZ!!!



Oi gente!
Tinha preparado um post sobre o Mateus, mas essa semana aconteceram tantas coisas ruins que vou deixar pra publicar o post dele depois...
Esses últimos 7 dias foram muito difíceis pra mim. Foram 5 doenças:
- Inflamação do nervo ciático,
- Alergia a um creme depilatório,
- Crise de pressão baixa,
- Sangramento,
- Gripe e inflamação de garganta e o pior:
a morte da minha cachorrinha, que eu amava tanto.

Vou resumir: tudo começou na quarta-feira passada, com uma dor intensa no nervo ciático. Doía tanto que eu não conseguia ficar sentada. Como eu tinha umas horinhas a mais no serviço, pedi pra ir embora e fiquei em casa colocando compressa e salompas. Na quinta melhorou mais um pouco e na sexta eu já estava quase boa do nervo ciático. Ainda na quinta, passei um creme depilatório na perna (um creme que usei a vida toda e nunca me deu problemas) e não passou nem 3 minutos quando senti minha pele queimar. Lavei rapidamente, mas fiquei com a pele avermelhada sentindo um calor imenso como queimadura de sol. Na sexta pela manhã comecei a me sentir mal. Um mal estar terrível, uma moleza, dor de cabeça... Fui no posto médico aqui do serviço e mediram minha pressão, que estava 8x5, bem baixa. Voltei pra minha sala e fiquei quase o restante do dia todo, de cabeça baixa, com sal na boca. No sábado acordei com minha garganta arranhando mas não dei muita bola, até porque estava com uma gota de sangue na calcinha que estava me preocupando, mas que, graças à Deus, não deu em nada. Quando foi no domingo, minha garganta parecia um ferro, de tanto que doía. Fiquei gargarejando água com sal e quando foi na segunda fui ao médico, que me deu dois dias de atestado. Passei a segunda e a terça de manhã tomando coisas caseiras e repousando e quando foi na terça à tarde percebi que minha cachorrinha não estava respirando bem, inquieta.

Resolvi levá-la ao veterinário, mas não deu tempo de fazer nada: ela teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu (segundo a médica, ela estava com enfisema pulmonar). Chorei muito (e ainda choro) por ter sido uma coisa tão repentina. Eu já sabia que ela poderia morrer a qualquer momento, afinal já estava velhinha (12 anos) e já vinha tendo alguns problemas de saúde, mas pela manhã ela estava relativamente bem: eu estava deitada no sofá quando ouvi os passinhos dela entrando. Peguei-a no colo, ela se deitou sobre minha barriga (ela é pequenininha, pinsher) e me fez carinho (lambidinhas). Quando a vi sobre minha barriga, pensei: “vou ali pegar o celular pra tirar uma foto dela em cima da minha barriga, pois acho que ela e o Mateus não vão tirar nenhuma foto juntos.”. Mas fiquei entretida com ela e esqueci esse lance da foto. Coloquei-a no chão e fui fazer outras coisas até que percebi que ela não estava bem...

Pitchula foi um presente de Deus na minha vida. Ela chegou à minha casa doada por um vizinho, assim sem mais nem menos. Isso foi em 1997 e ela tinha aproximadamente 1 ano (ninguém nunca soube quando ela nasceu). Quando a vi pela primeira vez, ela ficou balançando a bundinha (ela não tinha rabo e quando ficava feliz balançava a bundinha toda) e fazendo uns barulhinhos de felicidade. Fiz uns carinhos nela e ela lambeu minhas mãos (ela sempre foi muuuito carinhosa). Na hora eu pensei: “que doce, não posso me apegar, senão um dia irei sofrer.” Logo depois ela foi passar uns meses na casa do meu tio e logo depois, com minha avó. Mas minha avó viajou e me pediu pra ficar com ela durante a viajem. Resultado? Nunca mais a larguei. Ela era cativante, carinhosa, não dava trabalho nenhum, não latia (só quando via um gato), era sempre quietinha. Me deu 4 filhotinhos de presente (dois deles ainda estão comigo e hoje têm 8 anos) e foi minha super companheira durante 12 anos (por exemplo, quando eu estava sozinha em casa e ia tomar banho, ela entrava no banheiro – abria a porta sozinha, empurrando com a patinha – e ficava deitada no tapetinho esperando eu terminar o banho). Quando eu tomava iogurte ela ficava esperando na maior empolgação sabendo que o potinho seria dela (sempre deixava um restinho pra ela). Toda vez que eu ia limpar a casa dela eu tirava lá de dentro um monte de coisas: tampinha de garrafa, pregador de roupas, enfim, tudo o que ela achava caído no quintal, achava que era dela e levava para a casinha. Quando eu estava no computador, ela não se conformava de não receber atenção e ficava pulando ao lado da cadeira pra eu pagá-la no colo. Quando eu por fim a pegava, tinha que ficar digitando só com uma mão, pois a outra estava ocupada fazendo carinho nela... são essas e tantas outras histórias que me fazem chorar neste momento: chorar de saudades, de saber que esses momentos nunca voltarão, que acabou. Fim. Simples assim.
Prometo que semana que vem voltarei com o post do Mateus. Beijos.

NUNCA ME ESQUECEREI DE VOCÊ, DESSE SEU OLHAR DOCE E MEIGO. "PEPETINHA, NANA, MINHA NANINHA, MAMÃE AMA MUITO VOCÊ"

segunda-feira, 20 de outubro de 2008


MENINAS, queria fazer um post com o enxovalzinho que eu tenho para o Mateus, e mais algumas fotos, mas tô em casa, de atestado, com uma forte gripe e muita dor de cabeça. Assim, que melhorar eu volto! Beijos!

terça-feira, 14 de outubro de 2008




Olá queridas!
Bom, vamos às novidades!
Primeiro o porquê do convite para ler o blog: Como tenho feito do blog um lugar para desabafar preferi restringir o acesso. Agora, mesmo se depois disso continuarem a entrar aqui só para bisbilhotar, aí já não to nem aí! Vai ler o que não gostaria de ler...



MATEUS
Gente, que coisinha mais gostosa! Fizemos a morfológica e ele está muito bem: cefálico (cabeça para baixo) com dorso à direita (não sei o que é isso, rs) pesando 641 gramas e medindo 33 centímetros, dentre outras informações. O médico viu o rostinho dele, depois olhou pra mim e para meu marido e disse que parece comigo (das outras vezes achei a cara do meu marido, mas agora ele está super bochechudo. Não deu pra colocar foto da ultra aqui por que fiz em uma clínica popular e a qualidade das imagens é péssima. Fico devendo. Porém, em Novembro devo fazer a ultra 3D e daí teremos ótimas imagens dele!
Hoje tive pré-natal e está tudo bem. Minha pressão está ótima (10x7), engordei 4,5kg em 6 meses (também está bom) e o único problema são as dores no nervo ciático (na altura do bumbum). O médico receitou uma pomada e disse que se não melhorar é para eu procurar um ortopedista. Também perguntei pra ele a respeito do colostro, que ainda não sai do meu peito e ele disse que tem mulheres que só sái colostro na hora do parto, que não é pra eu me preocupar com isso. Outra coisa que eu falei com ele foi sobre minha posição para dormir: sempre durmo de lado, com muitos travesseiros, porém, acordo de madrugada, de bruços, com todos os travesseiros no chão. Daí fico com a consciência pesada, por que a barriga fica dolorida. É horrível. Ai ai...
Estamos na 25ª semana! Faltam só 15!!! Até a 34ª semana os pré-natais serão mensais, depois passarão a ser quinzenais e por fim semanais! Ou seja: são só mais 2 pré-natais mensais: com 29 semanas e com 33 semanas, depois a cada 15 dias depois 1 por semana! Ai, tá mais perto do que longe agora!!! Não vejo a hora de pegar meu filho no colo pela primeira vez...

Bom, por enquanto é isso! Beijos meus e do Mateus!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008



MENINAS, MAIS UMA VEZ TEREI DE COLOCAR SENHA NO BLOG. QUANDO ESTIVER COM SENHA, EXPLICO O PORQUÊ. PEÇO QUE TODAS QUE ENTRAM AQUI, MESMO AS QUE NÃO COSTUMAM COMENTAR, DEIXEM SEUS E-MAILS NOS COMENTÁRIOS PARA EU PODER ENVIAR O CONVITE DE LEITURA PARA O BLOG.
BEIJOS GRANDES!!!

sábado, 4 de outubro de 2008



23 semanas e 4 dias, quase seis meses!!! Estou começando a sentir o cansaço! Hoje fui com meu marido ver preço de enxoval (roupinhas e guarda-roupa, cada coisa mais linda!) e fomos andando, porque as lojas são perto aqui de casa. Nossa, na volta vim me arrastando! No serviço, minha chefe propôs começarmos a pagar o recesso de final de ano ( trabalharíamos 10 horas por dia durante 15 dias ou 9 horas por dia durante 30 dias) para podermos tirar uma semana de folga no natal ou no ano-novo, mas sinceramente acho que vou ficar sem essa folga, pois mal estou conseguindo trabalhar as 8 horas normais! O dia passa muito devagar, o cansaço bate e eu não vejo a hora de voltar logo pra casa pra descansar. Tem dias que eu nem sinto fome de tão cansada! E não posso deixar transparecer isso no meu serviço senão vão achar que eu tô fazendo corpo mole só porque tô grávida. É f*#&#!!!
Semana que vem farei exame de diabetes gestacional e ultra-morfológica. Volto com as novidades! Beijos nossos!!!