segunda-feira, 28 de junho de 2010




8 semanas e cansaço!

Queria saber de onde vem tanto sono e tanto cansaço!!! Gente, estou morta. Na primeira gravidez, eu tinha como descansar e dormir. Agora, não posso mais porque tenho o Mateus. Ele adoeceu (está muito gripado) e passei a noite sozinha, em claro com ele, de sábado pra domingo. Domingo cedinho fomos ao hospital, ele foi medicado e de lá fui pra casa da minha mãe. Ela cuidou dele pra eu descansar um pouco. Desmaiei. Passei o dia morta, encostada. Ela não entende muito, acha que to fazendo corpo mole. Mas olha só o que eu achei na internet:

Por que estou tão cansada, agora que fiquei grávida?
Você não está sozinha! A gravidez sobrecarrega todo o seu corpo, daí o cansaço. O sintoma de que as mulheres mais se lembram do começo da gravidez é a constante sensação de exaustão. Até quem costuma ficar acordada até tarde de repente se vê tendo de fazer força para manter os olhos abertos diante do programa preferido na TV, à noite, ou mesmo no cinema.

Ao longo de toda a gestação, mas principalmente no primeiro trimestre, seu corpo trabalha duro. Você está fabricando a importantíssima placenta, o sistema que sustentará o seu filho. Esse processo só será concluído no final do primeiro trimestre. Seus níveis hormonais e seu metabolismo estão mudando rápido, e ao mesmo tempo as taxas de açúcar no sangue e a pressão tendem a cair. Tudo isso contribui para a sensação de cansaço.

Tomara que dê tudo certo, que passe logo. Queria poder dormir um dia inteirinho. Estou indo dormir junto com o Mateus, às 9h da noite, e já acordo com sono no outro dia. Isso tem prejudicado bastante meu desempenho no trabalho. Não rendo tudo o que preciso, não consigo me concentrar nas reuniões... é horrível.

Estou tendo que ser mais forte e guerreira do que nunca. Lembro que meus filhos não têm culpa da minha vida não ter sido como planejei, e que eles precisam de mim. É duro ouvir críticas, é duro querer descansar, dormir e não poder. Mas tenho de respirar fundo e seguir em frente. Um passo de cada vez, devagar e sempre.

Hoje estou assim, meio pra baixo. Volto depois com o humor um pouquinho melhor. também estou devendo fotos!

Estou muito feliz com as visitas. Amigas antigas e novas amigas têm passado por aqui! Beijos de nós três.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

DESEJOS DE GRÁVIDA – PARTE II



Antes de ficar grávida do Mateus, eu pensava que esse negócio de sentir desejo era frescura de mulher grávida que queria receber atenção. Mas, como quem cospe pra cima sempre acerta na própria cara (rs) eis que me vi tendo desejos na primeira, e agora, na segunda gestação. Acredito que os tais desejos estejam sendo fruto da minha dificuldade para me alimentar bem. Passo o dia com fome, pensando em comida. Só não sei por que os tais desejos sempre se manifestam durante a madrugada. Talvez seja porque os enjôos melhorem um pouco durante o sono e a fome aperta. Nessa gestação já tive desejo de comer ovo de páscoa (e nem sou muito fã de chocolate), uva e, de ontem pra hoje, cuscuz. Sempre de madrugada. Nossa, só de lembrar minha boca enche de água. Acordei às 2h30 da madrugada pensando no cuscuz. Imaginava ele bem quentinho no prato, com a manteiga derretendo por cima dele. Até o cheiro do cuscuz eu sentia. Tentei mudar os pensamentos mas demorei a dormir novamente. Fiquei tanto tempo acordada que comecei a sentir enjôos. A última vez que olhei no relógio eram 3h30. Resultado: tô morta de sono agora. Tô vendo que hoje vai ser um looongo dia, que, com certeza, vai terminar com uma ida ao supermercado pra comprar o tal do cuscuz (ainda to pensando nele), rs.
Quem quiser reler e relembrar “Desejos – Parte I” (da gestação do Mateus), este é o endereço: http://esperandomeuanjo.blogspot.com/2008/06/sensibilidade-na-gravidez-e-os-tais.html

Ah, em tempo: hoje estou com 7 semanas e 4 dias.

Beijos à todas!

terça-feira, 22 de junho de 2010



MATEUS, EU E O BEBÊ: MAIS NOTÍCIAS!

Meu amor da minha vida completou 1 ano e 5 meses no domingo. Está uma graça. Quando ele está feliz, ninguém o segura: passa o dia “correndo”, pulando, cantando, rs. Ele agora sabe mostrar o que quer comer, na hora do lanche: aponta para a fruteira e escolhe a fruta. Adora maça, mas também gosta muito de mexirica e banana. Ele está com uma mania engraçada: ao sair do banho, quando o coloco na cama, ele me abraça e não me larga mais: fico assim, meio deitada em cima dele (sem colocar peso, lógico) e ele me agarrando pelo pescoço, sem deixar eu sair. Uma graça. Também está descobrindo os livros e revistas. Passa teeempo folheando e olhando as figuras. Dia desses entrei na padaria com ele e ele falou em alto e bom som: pão. Quase morri de alegria. Ninguém ensinou isso pra ele. Agora o vocabulário dele ganhou mais uma palavra! Outra coisa que ele adora é imitar o som dos animais. Meu preferido é o boi, porque ele faz um barulho engraçado com a garganta. Hilário. Ah! E nessa época de copa, ele vive repetindo: gol. Esses dias, meu chinelo estava jogado na sala, ele correu, chutou e gritou: gol!!! Pode?
Claro que ele está alheio a tudo o que está acontecendo (em relação à minha nova gravidez). Não sei até que ponto ele entende e entenderá o que está acontecendo. Um dia desses eu fiz um teste: levantei a blusa, mostrei a barriga (que está beem saliente) e falei pra ele: Mateus, tem um nenê aqui dentro da barriga da mamãe. Ele ficou colocando o dedinho dentro do meu umbigo, sorrindo, mas demostrou não ter entendido nada do que eu falei. Quero ver quando eu estiver com a barriga maior que não puder pegá-lo mais no colo. Quando eu chego do trabalho ele corre pro colinho da mamãe, sorrindo. Meu coração aperta só de pensar.
Quanto a mim, ainda em fase de adaptação ao que está ocorrendo. A ficha ainda não caiu (não sei quanto tempo vai demorar pra me acostumar com a idéia). E ainda não consigo imaginar como será quando o bebê nascer. Fui almoçar com umas amigas do meu antigo emprego e elas conversaram muito comigo fizeram festa com minha barriga, conversaram com o “bebê”, prometeram um novo chá-de-fraldas (elas fizeram um pro Mateus) e isso ajudou para que começasse a ver essa gestação de uma outra forma... A maior parte da minha família também está muito abalada com tudo isso. Confesso que tenho me sentido um tanto discriminada e, pior, tenho sentido que o bebê também está sendo discriminado...
Os enjôos estão me consumindo. A boca passa o dia salivando. É horrível. Cheiro de comida pra mim é insuportável. Só consigo comer bem quando tomo o dramim. E só posso tomar o dramim no final de semana, porque me dá um sono incontrolável. Daí, quando o André (pai do Mateus) pega o Mateus no final de semana, aproveito para dormir. Por falar em André, ele foi uma gracinha comigo. Juro que não esperava a reação dele ao saber da notícia. Quando contei pra ele, ele falou pra eu tentar manter a cabeça fria, não ligar pro que os outros vão falar e que posso contar com ele pro que eu precisar. Tanto é que esse final de semana ele pegou o Mateus no sábado e no domingo (fato inédito) pra eu poder descansar.
O pai do bebê, meu ex-namorado, Thiago, me liga todos os dias pra saber como eu estou e como está o bebê. Do jeito dele, ele vai acompanhando a gravidez. Diz que queria ver as mudanças do meu corpo. Vou tirar fotos e mandar pra ele, pra ele acompanhar. Ele queria muito estar presente, mas no momento, até prefiro que ele esteja longe. Nosso relacionamento não deu certo (me senti um pouco sufocada) e, apesar dele falar que ainda gosta de mim, tenho medo de magoá-lo caso ele se aproxime nesse momento. Dentro de mim, há uma confusão de sentimentos. Pelo menos por enquanto, estou melhor sozinha.
Outra coisa que está me preocupando muito são os gastos. Na gravidez do Mateus, eu não pagava aluguel nem babá, tinha a ajuda do André para pagar as contas do mês e mesmo assim foi difícil. Nesta gestação, pago aluguel, babá, não tenho ajuda de ninguém para as contas mensais (água, luz, prestação do carro, plano de saúde) e o Thiago está desempregado para me ajudar com o enxoval do bebê. Dei tudo o que foi do Mateus – roupinhas, brinquedos, móbile, um dos cobertores (novinho, por sinal) e até o berço, colchão e lençóis de berço (ele ganhou uma caminha) no mês passado! Vou ter que comprar tudo do zero. E ainda tem os gastos com o leite (Nan 1) porque eu não produzo leite suficiente (por causa da mamoplastia redutora que eu fiz na adolescência). São 10 latas de Nan 1 por mês, que custam no total uma média de 200,00. Some-se a isso o gasto com fraldas... isso tem me tirado o sono.
Bom, tive consulta médica hoje e amanhã irei para o laboratório com a lista de 13 exames para fazer (é, começou tudo de novo, rs). O médico também pediu uma nova ultrassonografia para confirmar a idade gestacional. Pela primeira, estou com 7 semanas e 2 dias e a DPP é 05/02 (15 15 dias após o segundo aniversário do Mateus).
Volto depois com mais notícias. Beijos para todas e obrigada pelas mensagens de força e carinho. Conto com vocês em mais essa jornada de 9 meses!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

MINHA NOVA GRAVIDEZ...



Bom meninas,

É isso mesmo. E eu ainda estou tão passada com a notícia como vocês devem estar...
Não foi planejado, não era hora, mas fui inconseqüente e aconteceu...

Desde a minha separação do André (pai do Mateus) que me voltei para o meu filho. Tinha em mente cuidar dele e nada mais. Mas o tempo foi passando e comecei a sentir falta de carinho, de companhia... essas coisas de mulher. Como não saía muito passava muito tempo na internet. Foi lá que conheci o Thiago. Começamos a nos conhecer e daí para começarmos a nos relacionar foi um pulo. Quando vi já estávamos namorando. Tudo ia bem até que comecei a ver que não íamos dar certo. Estava começando a me sentir um pouco sufocada com a velocidade dos acontecimentos. Comecei a me distanciar dele e resolvi terminar a relação. Mas aí já estava grávida. Ele não é de Brasília, é paranaense e quando eu terminei o namoro, ele disse que não tinha mais o que fazer aqui, largou tudo e foi embora. Foi quando descobri a gravidez. Foi um choque. Contei pra ele, ele quer acompanhar a gravidez e assumir a criança...

A ficha ainda não caiu. Estou sentindo um peso enorme nos ombros. Olho para o Mateus e penso: tão pequenino, tão dependente da mamãe e já é o irmão mais velho.
Ainda estou esperando a ficha cair pra curtir essa gravidez como tem que ser. Estou na fase interminável dos enjôos (que foram, inclusive, que me alertaram para a possibilidade da gravidez). Enjôo o dia inteiro, não consigo comer nada que tenha cheiro. Fiz uma ecografia dia 15/06 que acusou gestação de 6 semanas e 2 dias (essa semana estaria com 7 semanas). Coraçãozinho batendo forte e em alto e bom som. Meus seios estão explodindo. E não consigo deixar de fazer comparações a toda hora com a primeira gravidez...

Acho que dessa vez virá uma menina. Intuição, apenas. Em acordo com o Thiago, decidimos pelo nome “Carolina”: AQUELA QUE É FORTE. Tem que ser forte mesmo pra iniciar a vidinha em meio ao turbilhão de coisas e sentimentos que vem acontecendo na vida da mamãe. Se for menino, Lucas (embora eu goste muito de Pedro também).

Também estou pesquisando, junto às doulas aqui de Brasília, profissionais de parto humanizado. Quero fazer tudo diferente dessa vez. Sei que vai ser difícil achar um profissinal que atenda ao plano de saúde e que aceite fazer um parto normal com uma cesárea prévia de dois anos antes, apenas. Mas não é mais só uma querer, mas também de precisar. Não terei como me recuperar de uma cesárea com um bebê em casa que a todo tempo requer minha atenção, e também não poderei contar muito com a ajuda da minha mãe (nem no hospital), que estará também por conta do Mateus. O melhor pra mim seria que tudo desse certo e se encaminhasse pra um parto natural, com o mínimo de recuperação possível...

Estarei sempre presente no blog.

Beijos.

sábado, 19 de junho de 2010

Grávida de novo...

GRÁVIDA DE NOVO...

Amigas, estou grávida novamente. A ficha não caiu e ainda tô assustada com tudo isso. Volto depois com os detalhes. Beijos grandes.

domingo, 13 de junho de 2010

Meninas, não consigo encontrá-las no orkut, me adicionem:

Me encontrem pelo perfil:

~*~Elen~*~

ou pelo e-mail:

elenrafael@hotmail.com

Estou pensando em mudar de blog. Ele não está mais sendo atualizado nos blogs de quem me segue... aff.

Beijos!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

NOTÍCIAS!



Muito tempo sem postar... na verdade, tô naquela fase que quase todas as mães blogueiras passam, a fase da vontade de colocar o blog fora do ar por tempo indeterminado, rss. Mas não tenho coragem... O fato de eu ficar sem atualizar não quer dizer que eu não passe nos blogs de vocês pelo menos uma vez por semana para ler as novidades... estou sempre por aí, viu?!

Bom, estou na correria de sempre... trabalhando, cuidando do Mateus, gerenciando nossas vidas. Semana passada fui ao fórum com o André. Houve a audiência da separação. Agora estamos separados judicialmente. Já peguei a averbação da separação judicial e o próximo passo é mudar meus documentos e voltar a assinar o nome de solteira. Agora estou na fase de tentar organizar minha vida sentimental. Ou melhor, minha vida, como um todo, rss.
Meu dia-a-dia é corrido. Acordo cedo e, enquanto me arrumo, a babá (que dorme lá em casa) arruma o Mateus e dá a mamadeira de vitamina de frutas pra ele. Ele dorme na minha cama até hoje e, depois de muito pensar, resolvi que ele vai dormir comigo o quanto a gente quiser. Não vou levá-lo para o quarto dele porque é mais conveniente... estamos numa fase em que só temos um ao outro, minha família agora é eu e ele, passamos os dia todinho longe um do outro... então ele fica! O mais engraçado é que ele dorme enquanto eu estou deitada... é só eu levantar pra me arrumar que ele acorda, rs...
Depois os deixo na casa da minha mãe e vou trabalhar. Lá ele brinca ou passeia pela manhã, lancha, almoça, toma banho e dorme (nessa ordem, porque se tomar banho antes de almoçar ele se suja todinho. Ele está na fase de querer comer sozinho. Às vezes usa a colher, às vezes usa as mãos...). Depois do soninho da tarde (ele dorme cerca de duas horas à tarde) ele acorda, lancha, e brinca mais até a hora em que eu chego. Eles costumam brincar de esconte-esconde (ele se esconde atrás da porta e fica chamando a babá, a quem ele chama de “Bá,” para procurá-lo), de carrinho (ele prefere as motos), de assistir desenhos, de dançar, de rabiscar (comprei giz de cera e folhar grandes pra ele, mas ele prefere as paredes e a geladeira. É só desviar a atenção um minuto que ele risca a parede, rs). Quando eu chego, ele geralmente está na janela me esperando. Minha mãe falou que um dia um carro igual ao meu estacionou, e quando ele viu que não era eu, fez beicinho de quem quer chorar...
Pego eles por volta das 19h (quando não tem reunião até tarde ou engarrafamento) e vou pra casa. Lá, jantamos (ele janta na minha mãe, mas quando eu vou jantar ele sempre senta ao meu lado e fica pedindo. Se eu colocar um pratinho separado pra ele, ele não come, só quer se for do meu). Depois tomamos banho, brinco um pouco com ele (adoramos ficar na cama brincando, brincamos de cantar, de fazer cosquinhas...) e quando dá a hora 21h mais ou menos apago a luz, e ele fica quietinho ao meu lado até dormir. Às vezes, ele pega o meu braço e o envolve, fazendo com que a gente fique de “conchinha”, rs, e fica segurando minha mão até dormir...
Aos sábados o André vem buscá-lo pela manhã para passar o dia com ele (ainda não o deixo ir pra dormir, é muito pequenininho ainda, estou pensando quando ele completar os dois aninhos). No final da tarde, o André vem trazê-lo. Daí pensem num chororô! O Mateus gruda no pai, não tem quem consiga tirá-lo do colo do André. Depois de muitas tentativas, ele vem pro meu colo, mas abre o berreiro e fica apontando pro André. Deve ser muito difícil pro pai dele ver essa cena. O problema é que o Mateus sente muita falta dele porque ele mora em outra cidade e só vem ver o filho uma vez por semana. Se ele morasse mais perto, talvez o Mateus não sentisse tanto...

Agora, algumas fotos (tenho tirado poucas) pra ilustrar esse mês que passou!

Dia das Mães:



Brincando na casa da Bisa, em um dia de muuito calor:



A primeira ida ao Zoológico (ele não se empolgou nem um pouco, rs):





Ontem, em casa, pouco antes de dormir:



Beijos, beijos!