quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Amamentar é... (blogagem coletiva)



"Se dar a vida é atributo da Natureza, amamentar é transvazar nossa vida noutra vida, derramar nossa alma, a cada instante, para que outra alma se erga e viva de nós."

Maria Celeste pela psicografia de Waldo Vieira em "De Coração para Coração", FEB, 1992.




O Mateus foi amamentado no peito até os 5 meses. Parou sozinho: começou a diminuir e certo dia não quis mais, de jeito nenhum. Acho que a culpa foi de uma cirurgia que fiz nas mamas quando tinha 17 anos, para diminuí-las. Meu leite sempre saiu com muita dificuldade e isso o cansava demais.

Pensei que, com a Clara, o problema ia se repetir. Mas qual foi minha surpresa ao perceber que ela passou dos 5, agora está com 6 e meio, quase 7 meses e ainda mama? Mesmo eu tendo voltado a trabalhar e passar o dia todo longe dela, mesmo com a produção de leite bem baixa, quando eu chego em casa, à noite, a primeira coisa que ela procura é o peito. E fica mamando e passando a mãozinha no meu rosto, como se estivesse matando a saudade da mamãe. Não tem como descrever esses momentos, são sublimes, meu e dela, nosso vínculo, e é especial. Não sei até quando vou conseguir amamentar, sinto meu leite secando, mas vou guardar com carinho esses momentos:



Apesar de todos os benefícios que a amamentação apresenta, não acho legal a pressão que fazem quando a mulher não pode amamentar, cada uma sabe até que ponto isso é possível. Também acho que ninguém é menos mãe porque não pôde amamentar o filho. Minha mãe me deu de mamar apenas 1 mês, pois ela tinha 15 anos quando eu nasci e precisava voltar pra escola, minha avó impôs à ela o desmame precoce, e nem por isso eu deixei de crescer saudável. Mas cada uma tem seu caso. No meu fico feliz de não ter desistido, de ter tentado, de ter procurado ajuda no banco de leite quando pensei que meu leite ia secar, de ter acreditado que seria possível amamentar mesmo tendo retidado 950g das mamas, de ter persistido, e mesmo com a dificuldade imposta pela cirurgia (pouco leite, difícil de sair, sempre pingando em vez de jorrar), consegui fazer com que meus filhos mamassem um pouco de leite materno, o vínculo que isso proporcionou pra mim é indescritível. E por isso resolvi participar dessa blogagem coletiva.

Bom final de semana à todas!

Um comentário:

Mamma disse...

Que pena q eu não sei oq é isso, mas fico feliz q a experiencia tenha sido tão boa pra vc! :)

To levando o Felipe todo dia na Babylandia, mas como entrego ele no portão e deixo no portão, nunca vi o Matheus lá. =(

Bjoooo