
Oi meninas,
Tivemos os pré-natal dos 7 meses e a ultra com dopler. Não foi surpresa o resultado da ultra, pois foi uma coisa que aconteceu na primeira gestação e está de repetindo: incisura protodiastólica em ambas as artérias uterinas (ou bilateral). As tais incisuras indicam uma alta de pressão nas artérias que levam sangue e oxigênio à placenta. No caso da minha primeira gestação, isso levou ao aumento da minha pressão arterial, que não baixava de jeito nenhum, só aumentava, o que culminou em uma cesariana às 39 semanas (leia aqui tudo o que aconteceu naquela época). “As incisuras constituem um grupo de grave risco para ulterior desenvolvimento de complicações obstétricas relacionadas á insuficiência placentária, enquanto aquelas com incisura bilateral tem risco maior, mormente para complicações que levam a parto pré-termo.” Como eu tenho histórico de incisuras bilaterais com pressão alta, é certo que a história se repetirá. Minha maior preocupação é que não dê tempo da Clara engordar o suficiente até o parto, se este for antecipado como da primeira vez. Nesta ultima ecografia, semana passada, com 29 semanas e 4 dias, ela estava com 1.511kg e 39 cm. Engordei apenas 3,5kg em 7 meses de gestação! Também tenho que dar uma apressada no enxovalzinho dela. A DPP é 06/02, mas se ela vier antes, como o Mateus, deve nascer pelo dia 22/01 (detalhe: o Mateus é do dia 20/01). Ainda não levei os resultados dos exames para o médico. Vamos ver o que ele diz.
Também tenho sentido muitas dores no pé da barriga, na região pélvica. Tem dias em que ando curvada. Fiz um monte de exames (sangue, urina) que deram normais. Acredito que estas dores sejam do esforço de cuidar de um bebê, com outro na barriga. As escadas de onde moro também devem contribuir para as dores. Pesquisando, encontrei sobre Disfunsão da Sínfise Púbica: “Muitas mulheres têm dor nos quadris com o avanço da gravidez, e, em alguns casos, os ligamentos que sustentam a pelve ficam tão frouxos que a articulação que segura os ossos da região simplesmente não funciona direito. É a disfunção da sínfise púbica, um problema que provoca bastante dor, e pode ser amenizado com o uso de cintas ou faixas especiais.” Vou conversar com meu médico a respeito disso também.
Ganhei um selinho da amiga Gabi, mamãe do Davi, outra guerreira:

Obrigada, amiga!
Bom, por enquanto as novidades são essas. No próximo post volto com fotos e notícias do Mateus. Desculpem o post meio down. É assim que me sinto hoje: um pouco cansada...