quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DESAFIANDO A MAMÃE



Oi gente!

Bom ter todas vocês de volta por aqui.

Tô um pouquinho desesperada hoje. Não é fácil ser mãe, ainda mais mãe sozinha, porque daí a gente depende de um monte de gente pra nos ajudar e cada um tem um jeito de cuidar. No meu caso, Mateus passa o dia com a minha mãe e a babá, às vezes passa a tarde na casa da minha avó brincando e os finais de semana com o pai (sábado) e comigo (domingo). Isso mexe muito com a cabecinha dele. Por exemplo: na casa da minha avó, ele pode rabiscar as paredes, na casa da minha mãe, não pode. Minha mãe dá refrigerante pra ele, eu não dou (mesmo assim ele pede muito). Minha avó deixa ele comer chocolate antes do almoço, eu não deixo. Meu padrasto deixa ele bater nele (tipo brincar de dar porrada), eu não deixo ele bater em ninguém. Creio que isso em deixado ele muito confuso, ele ainda não sabe o que pode e onde pode. E não adianta eu falar com as pessoas, cada um faz do jeito que acha certo mesmo escondido de mim. E como eu sou sozinha e dependo da ajuda de todos eles pra me ajudar com o Mateus (e futuramente com a Clara), acabo sem ter voz ativa, porque mesmo que eles digam que não fazem, eu sei que fazem.

Ontem Mateus queria alguma coisa que eu não dei, daí ele veio e me deu um tapa. Segurei na mão dele e disse com voz grave e firme que não podia. Não adiantou. Ele olhou bem dentro dos meus olhos, me desafiando, e me bateu de novo. Tentei mais uma vez, dessa vez segurando a mão dele mais forte e falando com mais força. No terceiro tapa dele em mim, me descontrolei e dei um tapa na mão dele. Ele se assustou e começou a chorar. Peguei-o no colo, expliquei o porque de ter batido nele e falei que não pode bater, que é feio. Mas como eu falo que não pode bater e bato? Que moral tem uma mãe que perde o controle? Chorei a noite toda por causa disso, com peso na consciência. Chorei ainda mais quando pensei que isso é só o começo, que terei que educar os dois sozinha e no tanto que isso vai ser difícil pra mim... que para o André, pai do Mateus, vai ficar só a parte boa, de brincar, de pegar pra passear... e a parte chata, de educar, de impor limites, fica pra mim...

Não me importo de ter que cuidar dele sozinha, como levar pro hospital sozinha em caso de doença, por exemplo. Mas eu realmente não sei o que fazer nesses casos em que o ele der birra (que já são muitas) ou que me enfrentar... já tentei de tudo, converso, tento me impor, até já tentei colocar de castigo. Nada adianta. Então eu sento e choro. Quem já passou por isso? E o que fizeram?


Beijos.

7 comentários:

Maíra disse...

Ai, Élen, difícil viu? Eu também não saberia lidar direito com essa situação, e realmente é muito ruim isso de cada um "ensinar" a ele uma coisa, sua família tinha que aceitar a educação que você quer dar, já que você que é a mãe! Difícil, viu!
Sabe, eu acho que vc e o André tinham que sentar e conversar sobre a educação do Mateus, combinar o que pode e o que não pode, e ele tem que ensinar o Mateus também, não pode ficar só com a parte boa, não, amiga!
Difícil demais mesmo.

Ah, e sobre o template, eu também não sei o que aconteceu, Élen! Ai ai ai... acho que não sei consertar... se você quiser eu faço um template novo, tipo o meu, com um modelo do blogger mesmo e uma imagem personalizada em cima, acho mais fácil!

Bjo

Gabi Rosa disse...

Oi Mãezona!
Comigo aconteceu exatamente a mesma coisa e sabe qual foi a solução: creche integral.
Mts acharam ruindade da minha parte, mas dps de mts noites de choro concluí q ou eu o bem-criava, ou as pessoas o criavam de jeito q achassem conveniente.
Acontece q a parte de impor limites sempre sobra pra quem convive, quem mora junto, então os outros (avós, tios, pais separados) ficam mesmo com as gracinhas, ensinam besteiras...
Pra vc ter uma noção, dps de um fds com o pai Davi chegou em casa falando q se ficasse descalço ia ficar broxa! Todo orgulhoso q o pai dele ensinou isso...
Ñ critico, mas tb acho q se deve procurar algo mais construtivo pra ensinar a um filho de 4 anos.
Então, amore, eu ñ sei como seria isso agora no final do ano, mas tenha certeza q numa creche séria nenhum tipo de comprotamento inadequado é permitido. As educadoras conversam e se eles passam dos limites ficam uns minutos no cantinho do pensamento. E o pior pra eles é servir de exemplo "feio" pros coleguinhas...
Pense nisso, vc como mãe-solteira e um bb pequeno vai precisar mto do Mateus com um bom comportamento, ou pelo menos te obedecendo.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Bjs e fica bem viu!?

Rafaela Pâmela disse...

Oii Élen, desculpa a ausencia é que eu não sei o porquê, mas não conseguia ver tuas atualizações.
Nossa é bem complicado educar essas criancinhas mesmo! Morro de medo de não consegui :x Bom você é uma mulher muito forte pelo pouco que pude perceber, então tenho certeza que dará tudo certo!

Blog do Matheus disse...

Oi querida
serei muito sincera e espero q ninguém me crucifique aqui: lá em cs resolvo na palmada e te garanto q o Matheus já sabe direitinho o que pode ou não fazer.
Ele fica de manhã na escola, a tarde na creche e se vai na cs da avó tb desregula mas comigo ele sabe o que não pode fazer e obedece isso.
Não sou contra a violência desregrada mas como forma de contenção, educação sou a favor sim só deixo claro pra ele que só quem bate é pai e mãe...
Espero q vc encontre a sua medida!
bjs

LUA disse...

Ai Ellen..dificil mesmo!!Por aqui eu não sou sozinha, mas tb preciso da minha sogra, da minha mãe e até o pai que mora na mesma casa tem jeito diferente...u ó!!!Eles ficam meio perdidos...e a gente..sem saber o que fazer!!!
bj bj bj

Bárbara disse...

Oi prima!!
Fico feliz em saber que está tudo indo bem por aí, que Clarinha está crescendo bem, e Mateus cada vez mais lindo! Aqui em casa é na base no castigo. Fizemos as regrinhas dela no computador e pregamos na parede. Se não obedece: castigo pra pensar, e funciona que é uma beleza. No começo foi difícil, ela n ficava, esperneava, mas agora, ela chora, berra, mas não sai, fica de 2 a 3 minutos dependendo da gravidade da coisa. Quando ela se comporta bem, fazemos questão de elogiar e dar alguma recompensa. Ela prefere os elogios, rsrsrrsrs
Beijão.

Anônimo disse...

Olá querida. Deus te abençoe nesta situação árdua. Já tiveste tua bebê? Tenho um filho de 7 anos e depois de muito tentar e mais 2 abortos estou grávida de 15 semanas. Tem sido uma grande luta entre cuidados, remédios e orações a Deus pedindo pela formação do bebê. Gostaria de te dar um conselho em relação à disciplina. Por mais que doa no nosso coração, determinar os limites aos filhos é fundamental. Se hoje temos tantos adolescentes e jovens fazendo o que querem e o que não devem na vida, é por falta de orientação dos pais nesse sentido. E isso começa da idade do seu pequeno Matheus (até mesmo enquanto bebê). A criança precisa saber que tem hora pra tudo, tem jeito pra se falar com os pais, tem coisa que criança não pega, etc. O programa da Super Nane dá um monte de dicas de situações e ações que podem ser tomadas para ensinar os limites às crianças. A Bíblia também fala com propriedade: "Ensina a criança o caminho em que deve andar, e ainda quando adulto não se desviará dele". Ela ensina ainda que os pais que afastam a "vara" dos filhos não querem o seu bem. Já passamos da educação tradicional e não precisamos nem queremos espancar nossos filhos, mas não se sinta culpada por dar uma palmada no seu Matheus, pois essa é uma forma de dar limites a ele. Só não é bom sempre dar palmada. Existem outros mecanismos anteriores, como tomar (esconder) uma coisa que ele goste muito, não deixá-lo assistir um programa que ele gosta, etc, sempre conversando para que ele saiba porque isso está acontecendo, e tenha consciência de que é um castigo por um mau comportamento. Estabeleça castigos possíveis de serem cumpridos em tempos determinados (que variam com a gravidade do mau comportamento), e tenha cuidado para cumprir sua palavra até o fim. Recompense-o com palavras por bons comportamentos.
No início isso doi mais na gente que neles, mas com o tempo eles vão entendendo os limites que os cerca. Tem dado bem certo ao longo da educação do meu filho.
Deus te dê sabedoria para criar seus filhos e a Sua bênção e proteção nessa caminhada!