terça-feira, 13 de janeiro de 2009

NOVAS (E MÁS) NOTÍCIAS

Meninas, estou muito, mas muito triste mesmo. Minha pressão não baixa de jeito nenhum. Desde ontem está em 14x9. Acabei de vir do pré-natal. Meu médico se mostrou preocupado porque não é só o fato da pressão alta por si só, mas da alteração que deu no doppler da ecografia. As duas artérias estão alteradas (segundo o laudo, há "incisura protodiastólica em ambas as artérias uterinas"). Ele disse que quando é só a artéria do lado direito (lado da placenta) é normal, mas as duas... Esta é a causa da minha pressão alta, e pode ser perigoso...
Bom, terei de monitorar minha pressão 3x ao dia. Se ela não se normalizar terá de ser feita a interrupção da gravidez. Já chorei horrores. Há tanta mulher que tem tudo pra ter um parto normal e não aproveitam, e eu, que tanto sonhei com o meu parto normal poderei ser privada de realizar esse sonho. Conversei bastante com meu médico sobre isso, ele sabe da minha vontade de ter um PN, e ele falou que justamente por isso (minha vontade) vai esperar um pouco mais pra ver se as coisas se normalizam, mas se fosse outro médico já teria marcado o parto, já que estou com 38 semanas, minha gestação chegou a termo e o Mateus está com mais de 3kg...
Pesquisei na internet sobre isso e encontrei: "a presença de incisura na artéria uterina é indicativo de aumento da resistência uterina, o que provavelmente se traduz em espasmo arteriolar com diminuição do fluxo uterino. Freqüentemente, estes casos estão associados a doença hipertensiva específica da gestação e prognóstico perinatal adverso." ou seja, mesmo com esse tanto de termos técnicos, deu pra entender que tem um probleminha aí...
Não houve alteração na dilação e Mateus continua sem encaixar (ele está bem alto).
Além de verificar a pressão, terei de obrservar os outros sistomas, como dor de cabeça e na nuca, ichasso nas mãos e luzes piscando nas vistas. Neste momento, estou com dores de cabeça, mas acho que é porque estou triste. Vou relaxar, tomar muita água (mais do que os 3L que estou tomando por dia). Mas vamos aguardar, que sabe as coisas se normalizam... estamos de sobreaviso.
Beijos!

9 comentários:

Tathyana disse...

Amiga é o seguinte, não adianta vc se planejar, idealizar, sonhar, por algo que não epende só de vc. Ok, vc queria o PN, e essa escolha dependia de vc. Mas as condições para ter um PN não depende da mãe. Eu tenho uma amiga que teve pré-eclâmpisia, quase morreu no parto porque bateu o pé que SÓ QUERIA PARTO NORMAL. Não quero te assustar com isso, mas apenas te alertar de que agora a prioridade tem que ser a saúde de vcs dois. Quanto eu estava grávida da Alice senti muito mal a noite, via luzes piscando,só enchegava a metade das coisas, senti a metade do meu corpo dormente e falava embolado. Fui pra emergência e a pressão era a mesma 10x06. Fiz uma eco no dia seguinte e deu TUDO NORMAL. Como Fred ainda estava trabalhando e ele dá aula todos os dias a noite fiquei com medo de passar mau em casa sozinha. Decidimos fazer o parto na manhã do dia seguinte. Correu tudo certo, graças a Deus!!! Não quero te influenciar a fazer uma cesárea, mas sim a pensar em outras possibilidades!!!
Um grande beijo, fique com DEUS e se quiser me liga pra gente conversar!!! Bjsssssssssssssssssss

jennifer disse...

Querida Ëlen..se for preciso adiantar a chegada do Matheus nao fique triste nao ,é melhor ele aqui com vc do que ele em casa e vc no hospital se recuperando nao achas ???Fique ou tente pelo menos ficar tranquila ingira bastante liquidos de preferencia agua e e faça repouso ,nao se aborreca com nada pois ajudará a nao alterar mais ainda essa bendita pressao que tira agente do sério né?? A gente aquui do outro lado do minitor te desejamos um ótimo parto seja a hora que for e se nao for dessa vez o PN será da outro comprende??? beijao

Blog do Matheus disse...

EEEpaaaaaaaaaaa pode parar de choro!!!
Independente da SUA vontade de ter parto normal o seu corpo está ALERTANDO q não está preparado pra isso!!
Acabei de te ligar mas vc não atendeu.
Fique alerta e pense no qto é importante vc e o Mateus COM SAÚDE E SEM COMPLICAÇÕES!!!!!!
Eu entrei no centro cirúrgico com a pressão de 18x11 sem sentir absolutamente NADA!!!
CUIDADO!!!

disse...

Sei como vc deve estar se sentindo, pois também desejo ter um parto normal. Mas isso não depende SÓ de nós ou do nosso médico né? Graças a Deus hoje em dia temos recursos para fazer uma cesárea em segurança, se tiver que ser assim, que seja. Não se preocupe, vai dar tudo certo, se você tiver que ter um parto normal vai ter, seja agora (porque tudo vai se normalizar) ou nó próximo, quem sabe?
Tô torcendo do lado de cá, e fique tranquila...Que DEUS te abençõe.
Bjos

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

Oiiiii... tem um presentinho pra vcs lá no blog. Passa lá... Beijos

Casamento feliz disse...

OI AMIGAAA


Eu sei que parto normal talvez seria o ideal , mais vc tem que pensar no que é melhor para vcs dois ... vai dar tudo certo , tenha calma

Beijokas

Maíra disse...

Bom, Élen, eu prefiro ñ opinar sobre isso, porque cada caso é um caso né... e tb ñ quero influenciar nada, nem quero deixar vc encucada ou se sentindo mal por ñ ter um parto normal.
Enfim, vou torcer por vc, para que td dê certo! Se vc quiser, ainda dá tempo de pedir uma opinião extra no grupo amigas do parto: http://br.groups.yahoo.com/group/partonosso/
Lá tem mta gente entendida, e jah li mtos casos de grávidas c hipertensão.

Acho que informação a mais nunca é demais neh, nem se for pra vc tranquilizar seu coração, caso a cesárea seja realmente necessária!

Beijinhos

Dani e afilhadas disse...

Passei aqui para ter notícias de vocês. Em breve Mateus estará no seu colo. Que Nossa Senhora do Bom Parto a acompanhe e o Mateus venha cheio de saúde.
Beijos meus e da Laura (fazendo 1 semana hoje)
www.afilhadosamados.blogger.com.br

Anônimo disse...

Fica calma DEUS te dará a resposta certa. O que importa são vcs bem o tipo de parto é apenas um detahe. Tmb fiz esse exame e stou com as duas artérias alterdas. Tmb chorei mt com medo ainda mais que ele inseriu um novo medicamento para controlar a pressão apresolina conhece? E eu não vi minha bebê na ultra fez só o doppler.