terça-feira, 7 de abril de 2009

PEGOU MANHA, E AGORA?



Oi gente!

Hoje vim falar sobre as manhas do Mateus. Como mamãe de primeira viagem, coloquei as manhas sem perceber e agora não sei como acabar com elas:

Manha 1: só quer ficar no colo!
Ele até fica no carrinho ou no berço, mas no máximo 15 minutos. O negócio dele é ficar no colo, na posição vertical, com você andando pra ele olhar as coisas... fica feliz que só vendo!


Manha 2: só quer ficar sentado!



Se o coloco no carrinho, o mesmo tem de ficar na maior posição vertical possível. Se você o senta tem de ficar sentado no seu colo e quando você o coloca na cama, ele também quer ficar sentado. E não é sentado com as costas escoradas em alguma coisa, as costas tem de ficar eretas. Se eu o forço a se encostar em alguma coisa ele chora. Um dia ele chorou muito porque eu o deitei pra trocar as fraldas dele. Trocar bebê em pé eu ainda não aprendi.

Manha 3: quando está com sono, em vez de dormir, chora.
Os olhos ficam vermelhos de sono, às vezes ele dá uns cochilos sentado de tanto sono, mas quando ele percebe que está quase dormindo, fica resmungando pra continuar acordado...



Manha 4: à noite só dorme no peito.
Quando chega a hora dele dormir, lá pras 20h, troco a fraldinha, dou mamadeira e o coloco pra dormir, geralmente no carrinho (ele só vai para o berço quando já está dormindo, se eu o colocar antes, ele desperta, outra manha que não sei como acabar). Daí ele começa a chupar as mãos desesperadamente, resmungando e virando a cabeça de um lado para o outro procurando o peito. Já tentamos faze-lo dormir à noite sem dar o peito mas ele chora muito. Então me deito com ele, e dou o peito. Elem mama um pouquinho e começa a “chupetar” (mamar sem sugar), como se fosse uma chupeta (ele não pegou chupeta de jeito nenhum). Fica “chupetando” por uma meia hora, depois larga o peito e dorme...


É claro que nem sempre eu cedo às manhas dele, mas aí eu tenho de estar disposta a ouvir muito choro (às vezes ele até soluça de tanto chorar, daí é só fazer o que ele quer e ele se cala, todo magoado). Mas pra não dizer que ele só de manha vive o Mateus, ele faz uma coisa que eu acho lindo de viver: acorda sorrindo todos os dias! Depois das cólicas matinais, às vezes ele dorme de novo. Daí começa a se espreguiçar, sorrindo, abre os olhinhos, ainda sorrindo e quando vira a cabecinha para o lado e me vê, dá aquele sorriso:




E vocês, passaram ou passam pelas manhas? Será que elas são fase?

Beijo bem grande meu e do Mateus!

8 comentários:

Tathyana disse...

Ahhhh genteeee. Depois dessa última foto eu deixaria ele ficar com manha aahahahahha!!!!
Mas é fogo né amiga.
Alice só dormia no colo e eu tinha que correr com ela pelo quarto. Parecia um doida kkkkkkk.
Sobre o choro pra não dormir é natural. Ele quer ficar mais acordado e quando percebe que vai dormir chora. Depois ele pode começar a se esticar todo pra não dormir tmb. Tenta fazer uma massagem nele antes de dormir, depois de um banho. Ou então colocá-lo no berço e contar histórias.
Ele quer ficar sentadinho.... que lindo!!! Quer ver o mundo kkkkkk. Acho que é a fase de descobrir as coisas, natural.Sobre querer ficar no colo o tempo todo, isso é terrível. Vc não faz nada o dia inteiro e fica morta de cansada. Deixa ele no carrinho sentado ao invés de ficar com ele no colo. Ou então compra um sling, ou cangurú.
Não sei se ajudei mas em todo caso pode procurar algum livro pra comprar. Bjsssss

Lívia disse...

Não adianta, os bichinhos são mito inteligentes, aprendem rápidinho o que gostam!!!
Beijos a vc e uma mordidas no gostoso do Mateus.
Lívia
casadali.blogspot.com

Juliana disse...

manha é complicado né?
o Lucas tb não quer ficar deitado, mas aí eu coloco ele sentado escorado no travesseiro... e de vagar a cada 10 min vou diminuindo a inclinação do travesseiro... até ele estar quase deitado rsrs... assim ele já aceita ficar um pouco deitado

quanto a chupeta, o Lucas tb não queria pegar de jeito nenhum... mas para não ficar chupetando o peito eu colocava um pouco de funchicoria na chupeta e dava, como é docinho, ele pegava... agora quando ele está com muito sono coloco a chupeta e dorme, mas cospe assim que dorme... ainda não se acostumou muito com ela, mas ao menos fica uns minutinhos até dormir e eu não preciso dar o peito

ele tb acorda de bom humor!! é bom demais!!!!

quanto a só querer ficar no colo ele sabe que comigo não cola (minha coluna doi de mais) mas com a minha sogra é só ele ver que já chora aí ela pega no colo!! é muito safado!!! sabe quem da ou não da colo!

disse...

É difícil não colocar manhas ou não ceder a elas né? O João também resmunga quase TODAS as vezes para dormir, não tem jeito. Isso começou não faz muito tempo, acho que é normal, eles não entendem muito bem o que tá acontecendo né? Mas também sempre acorda rindo, adoro ver ele se espreguiçando, rsrsrs... Ele também só dorme no colo, mania que nós colocamos, mas pelo que eu já vi, com o tempo eles vão mudando, deixando de lado algumas e adquirindo outras...
Bjos

disse...

morria de medo de dar muita "balda"para o meu filho eu mae de primeira viajem mas nao deixo ele ficar no colo muito tempo e quando eu vejo que ele ta chorando por manha eu deixo ele ficar chorando um tempo,claro q eu choro junto com ele mas foi o unico jeito que eu arrumei de colocar limites!mas ja te aviso nos maes sofremos muito mais do que eles é horrivel mas logo no segundo dia ja passou!
bjos e boa sorte
meu filhote é so um dia mais velho que o teu ele nasceu dia 19 de janeiro!

Dani disse...

ahhhhh tah manhoso mas tah tão lindinhoooooo ahaha..quero só ver qtas manhas o meu vai pegar tbm..rsrs

amiga, me diz uma coisa..qd vc tava gravida vc fez exame de toxoplasmose, né? deu q vc tinha imunidade? pq eu não tenho...aí estou com problemas por causa do meu cachorro... tem médico q diz q não tem problema, mas minha obstetra pediu pra eu me livrar dele, literalmente.. disse q não importa o fato dele ser todo vacinado pq não existe vacina contra toxo.

não sei se vc sabe mas toxo na gravidez é mto grave, sei de uma menina q teve nenem essa semana e ela teve toxo.. a nenem nasceu surda!.. fora milhares de outros problemas...

enfim, minha sogra chegou a pegar o fumaça pra criar, disse q ficaria com ele até o bebe nascer...mas não aguentou 2 semanas e simplesmente devolveu o cachorro.

agora to aqui... sem saber oq fazer....e lembrei q vc tem varios cachorros aí.. como vc lidou com isso???

me responde la pelo orkut por depoimento :D

beijo grandão!!

Dani e afilhadas disse...

Elen, eu tive que rir desse post. Comentei isso com minha prima esses dias mesmo. Mãe de primeira viagem é "tudo igual" rs. Algumas coisas, uma mãe de segunda viagem aprendeu e não repete. Ficar com bebê pequeno no colo é uma delícia, mas depois eles acostumam e já era. Com a Júlia, acontecia tudinho que você contou nesse post. Com a Laura, ela não gosta de dormir no colo, aprendeu a dormir sozinha na cadeirinha treme treme (finalmente já tiramos o vício dela de dormir com o treco ligado). Mas ela está reaprendendo a dormir no berço ou qualquer lugar que a deixe muito solta. Ela passou um bom tempo, dormindo bem no bebê conforto ou cadeira treme treme. Outra coisa é que evitamos dar colo ao primeiro choro dela. Eu particularmente dou a mão a ela, faço carinho, converso ou entrego a chupeta. Se vejo que a situação não vai parar, ai sim a pego. Agora a mania de ficar sentada, ela é igual. Ama ficar sentada (felizmente ainda aceita encostar em algo rs). Tem uma foto dela no meu blog sentadinha na cadeira da irmã (protegida por almofada).
Beijos
Dani e afilhadas

jennifer disse...

PELO O QUE VC VIU..TUDO IGUAL,PODE SER MAE DE PRIMEIRA VIAGEM COMO DE SEGUNDA TERCEIRA(COMO EU). A CADA NENEM NACIDO UMA HISOTIRA DIFERENTE ,MAS COM A MESMA INTENÇAO...MANHA,MAS QUE MAE NAO GOSTA DE FICAR COM O NENEM LINDO CHEIROSO NO SEU COLO,E SABER QUE ELE APENAS SE SENTE TRANQUILO QUANDO SENTE O SEU CHEIRO!!CLARO QUE É DIFICIL POIS TEMOS OUTRAS TAREFAS A FAZER EM CASA OU NO TRABALHO,MAS MAMAE NAO SE PREOCUPE ,VC MESMA ACHARÁ A MANEIRA EXATA E CORRETA DE EDUCAR O SEU FILHO...DEPOIS VC NOS CONTA!!!O MEU FAZ TUDO O QUE O SEU FAZ MASO UNICO DETALHEZINHO É QUE O MEU ESTÁ PESANDO QUASE 8 KILOS E NEM TRS MESES TEM,MAMADEIRA??NA NA NI NANAO!!LEITE MATERNO, A TODA HORA,O DIA INTEIRO ESTOU A MERCÊ DESSE MEU HOMEN AQUI!POR ISSO O PESINHO DO NENEM ,JA NAO SINTO OS BRAÇOS ,ESTOU TECLANDO COM A BOCA (RRSRSR) BEIJO