segunda-feira, 15 de setembro de 2008



Oi meninas, tudo bem? Vim contar uma novidade: tive minha primeira contração! Vou explicar: estava vindo trabalhar, dirigindo normalmente. Daí, senti meu ventre enrrijecer, ficou duro por alguns instantes, gerou um desconforto, tive que deitar um pouco o banco do carro,respirei fundo e passou. Não fiquei com medo pois não senti dor nenhuma, mas achei estranho. Daí vim na net ler sobre a 21ª semana de gestação, que completo (ou completei) essa semana:

Mamãe: Sente-se mais incomodada pelo tamanho e peso do útero. A coluna vertebral se curva para frente, as articulações pélvicas começam a relaxar para permitir a passagem do bebê no nascimento. Aumenta o apetite e se você não se cuidar pode engordar demais. Podem surgir vontades estranhas, desejos. Com aumento de peso podem surgir dores nos pés e pernas. Você deve descansar com os membros elevados, e usar sapatos confortáveis. O útero esta acima da linha do umbigo. Há um aumento do volume de sangue, as custas de plasma, o que pode causar uma hemodiluição e uma falsa anemia. Nesta fase é comum o médico solicitar exames de controle. É comum a queixa de que a barriga fica dura e da uma sensação estranha. São as contrações de Braxton Hicks, que preparam o útero para o parto normal.
Bebê: Quase todos os sentidos funcionam. Tem tato em toda pele . Chora e quase sorri. Sente gosto e cheiro. Distingue claro e escuro. A audição está totalmente pronta e as vozes lá fora vão habituá-lo à língua. As pálpebras encontram-se entreabertas, começam aparecer as unhas, a pele é bem rosada, presença de bastante vernix , pelos e sobrancelhas. A pele é enrugada, começando o depósito de gordura sob a pele. Peso de 350 gramas aproximadamente. Comprimento de 26cm aproximadamente.

Então foi isso: tive uma contração de Braxton Hicks!!! Ai que legal!!! Bom, quanto aos outros sintomas que fala aí, também estou sentindo o peso do últero. Não consigo mais andar por uma hora no shopping, como eu fazia antes, sem me sentar pra melhorar o peso embaixo da barriga e meus pés doem muito. Esse final de semana fui dar uma arrumada no quarto, jogar umas coisas fora e fiz muito exercício, andei o dia inteiro. Meus pés doeram tanto que tive que colocá-los de molho e fazer massagem. Ai ai...
Mateus tem mexido cada vez mais e mais forte. Tenho sentido mais na parte baixa do ventre (lá onde começam os pêlos), mas essa noite também senti perto do umbigo. Fico super feliz quando ele mexe. Se ele fica algumas hora quietinho, já fico preocupada!

Semana que vem iremos ao clube. Vou tirar umas fotos e depois coloco aqui. Beijos e boa semana!

6 comentários:

Maíra disse...

Aiiii Élen que delicia tudo isso hem?? Eita gravidez abençoada! :)
Amiga agora começa a fase de descansar muito hem? Aproveita que vc tá grávida pra descansar, ficar de perna pra cima, etc, hehehe, acho que é a época da vida onde as mulheres são mais paparicadas!

Beijossss

Dani disse...

Nossa q nome complicado pra uma contração...hahahaha
Mas q bom q eh normal né? Qdo li fiquei preocupada! rs

Pois eh, achei q eu era regulada, mas agora ficou dificil... vou ter q intensificar muito as tentativas, já avisei o marido...hahahahahah

Mas estou tranquila agora! Pronta pra outra! hehe

E vc é uma sortuda de engravidar tão rápido, normalmente quem engravida logo é quem não quer! rs

Beijooooooo pra vcs!

Vivi a mamãe do Francisco e da Giovana disse...

O fase boaaaaaaaaaaaaaaa, sinto tantas saudades do barrigão....

Aproveita bastante, tira fotos, curte.... descansa muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Beijos

Anônimo disse...

É QDO VC ESTIVER COM 30 SEMANAS
VAI FALAR MATEUS DORME FILHINHO
A MAMÃE NÃOESTA CANSADA KKKKKK
POR QUE JÁPEÇO ISSOPRO RYAN.BJUS

Anônimo disse...

Viemos conhecer o cantinho de vcs e amamos!!! tdo mto fofo!!! e da para ver o tanto de carinho q espera pélo Mateus!!!
vamos voltar mais vezes ok, qdo puder vá no nosso cantinho, será um prazer ter voces por la!
bjaoooo
fiquem com Deus
samucasapeca.blogspot.com

Blog do Matheus disse...

nossa qdo comecei a ler fiquei aflita mas logo entendi do que vc falava rs.
eu nunca senti as tais contrações acredita?!
e aí como estão os preparativos? conta tuuuuddooo!!
bjs nossos