terça-feira, 25 de novembro de 2008



Oi meninas!

Como estão todas? Eu estou bem melhor das azias. Cheguei a vomitar no sábado, de tanta dor de estômago... O que me ajudou foi o Mylanta Plus. Ainda estou com um pouco de azia, mas nada comparado ao que senti semana passada...

Essa semana ganhamos mais um bocado de coisinhas da bisavó, vó e tia: roupinhas, a banheira, o cobertor anti-alérgico e o berço e guarda-roupa (que chegam hoje!)... Ai, é tão bom ver as coisinhas dele! Passo horas arrumando tudo. Fiz uma lista do que já tenho e do que falta comprar. Separei tudo o que já tenho e vou pedir pra minha mãe lavar essa semana (pra não acumular muito), vou colocar nos saquinhos e colocar no guarda-roupa. Comprei o sabão de coco líquido (nossa, que caro!). Semana que vem coloco foto de tudo montadindo!
Essa semana entramos na 31ª semana de gravidez! Ai, só faltam 9!!! Vejam como estamos:

O BEBÊ
O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.

A MAMÃE
Seu abdome pode estar mais dolorido à medida que seu útero vai esticando e aumentando (NOSSA, ACORDO COM A BARRIGA MUUUITO DOLORIDA, RS) Ele agora está cerca de 14 cm acima do umbigo. Como os ossos de seu bebê estão cada vez mais duros e fortes, suas necessidades de cálcio são maiores. Assegure-se de uma dieta rica em cálcio, proteínas, ferro e ácido fólico (ESTOU TOMANDO COMPLEXO VITAMÍNICO A MANDO DO MÉDICO, POIS MINHA ALIMENTAÇÃO NÃO ESTÁ COMO DEVERIA, ESTOU COM MENOS APETITE A CADA DIA E COMENDO BEEM POUQUINHO A CADA REFEIÇÃO).

Entro oficialmente no 8º mês! Como voes podem reparar na foto abaixo, estou bem inchada. Meu nariz já é de batatinha (o famoso nariz de batatinha das grávidas), minhas bochechas estão enormes. Minhas sandálias não cabem mais nos meus pés (mesmo tendo engordado só 7,5kg em 8 meses)... a tendência é só piorar!



Enquanto digito este post, Mateus não pára quieto em minha barriga. O legal agora, é que não o sinto mexer apenas em uma parte, mas na barriga inteira: estou sentindo neste momento movimentos nas minhas costelas direitas (pezinho), no meu umbigo (mãozinha) e perto da minha bexiga (cabecinha). Tudo ao mesmo tempo! Um barato!

Talvez no próximo final de semana, iremos, à convite da minha cunhada, para Itiquira. Se não chover. Vai ser muito bom descansar no chalé, ouvindo pássaros, descansar na beira da piscina... tomara que dê certo, estou precisando. Iremos tirar muitas fotos!!!

Ah! Essa semana também encomendei as lembrancinhas da maternidade. São frascos de 35ml com creme hidratante. Encomendei pouquinho e vou pagar em 2 vezes, foi bom por isso. São parecidas com estas, só que verdinhas e o tema é "bebê na trouxinha". Quando chegar eu tiro foto e mostro aqui!



Depois volto com as fotos dos móveis!

Beijos!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008




"Mamãe pediu pra eu passar aqui pra dizer que ela tá meio doentinha. É que meu espaço na barriga dela tá ficando um pouco apertado. Então eu fico empurrando o estômago dela pra cima, o que a deixou com muitas dores de estômago, azia, queimação e vontade de vomitar. Daí o médico mandou-a pra casa, de atestado, ficar em repouso, deitada. Melhor pra mim, que fico quietinho junto com ela e paro de chutar o estômago, he he. Aproveito para deixar aqui a foto do meu pezinho, com 6,2 cm! Tô ficando grandinho!!! Não deu pra fotografar meu rostinho porque o outro pé estava em frente a ele (na verdade, eu tava tentando chupar meu dedão, já que não tenho muita coisa pra fazer aqui dentro...).
Um beijo grande pra todas as minhas titias!!!
Mateus Rafael"

quarta-feira, 19 de novembro de 2008



O ultrassom de ontem foi tão bom, mas tão bom, que não consegui esperar até semana que vem pra fazer o post (só vai ficar sem as fotos, porque só pego semana que vem, mas depois eu coloco).
Gente, sabe o amor que eu disse sentir no post passado? Duplicou, vendo o Mateus!
Ele deu um show à parte: jogou a cabecinha pra trás, bocejou, segurou o dedão do pé, encostou o outro pé na testa (!)... falei com a médica: “ele está bem acordado, não é?” e ela: “acordado e exibido, rs”. O pézinho dele, que estava beeem nítido, é muito fofo!!! Como eu vou beijar aquele pézinho!!!! Mateus está pesando 1.480kg e medindo 36 cm (acho que vai nascer pequeno, com bem menos de 3,5kg). Está cefálico e com dorso à esquerda (ótimo para o parto normal). Então, quando eu sinto a parte direita endurecer, são os pezinhos, se esticando... Ele está lindo, bochechudo e com a boquinha bem desenhada, bem definida! E quanto a mim, não sei se vocês perceberam, estou beeem coruja, kkkkkk..



Gente, que sono é esse que eu estou sentindo? Parece que estou retrocedendo ao 1º trimestre! Estou sentindo um sono absurdo, o dia todo. Também sinto que meu apetite está diminuindo, mas o que me incomoda mesmo é o sono. Já até dei umas “pescadas” na hora do expediente, na frente da chefe, igual ao que eu dei no começo da gestação. Acho que agora não passa mais, e só vai piorar, porque a medida que o tempo passa me sinto mais pesada e cansada. Meus passos agora são sempre de tartaruga, não tenho mais agilidade para andar rápido. Em casa, o André tem me ajudado bastante com os afazeres, porque não consigo mais fazer duas coisas (antes, por exemplo, limpava cozinha e banheiro, agora é um ou outro, me sinto muuuito cansada quando termino um, para começar o outro). Apesar de, na balança, meu peso do mês passado pra cá ter aumentado só 900g, estou me sentindo bem inchada. Tive de trocar de aliança (guardei a minha e estou usando uma que era do meu tio, que minha tia me deu quando se separaram, detesto ficar sem aliança) e já tive de aposentar algumas sandálias, porque devido ao inchaço dos meus pés não cabem mais. Estou praticamente sem sapatos, rs. Também tem uma cois chata que vem acontecendo com freqüência comigo: gases presos. Nossa, dói muito, atrapalha até para andar. Só melhora depois de um banho bem quente! Coisas da gravidez...

Falei pra minha chefe que não pretendo voltar da licença-maternidade. Expliquei que sou mole e não vou ter forças, rs, e que não quero perder momentos que serão únicos e que não voltarão, como o primeiro passinho. Expliquei que quero emendar os 4 meses de licença+ 1 mês de férias+5 meses de seguro. E que quando acabar tudo isso, no final do ano que vem, volto a procurar emprego. Apenas pedi que me ajude a ser demitida, para que eu tenha direito a tudo, o que vai dar pra eu pagar todas as minha dívidas. Ela disse que pra eu ser demitida, seria bom que eu conseguisse vários atestados-médicos, licenças, rs. Tirei um peso das minhas costas depois disso. Agora, que tenho só mais 1 mês e meio de trabalho, estou tentando não pegar mais responsabilidades, só terminando o que já comecei. E o bom é qua a chefe parou de me pedir pra fazer as coisas, visto que eu vou sair. Assim, estou desacelerando, literalmente empurrando com a barriga! Ufa!



Minha colega de trabalho, cuja prima está grávida do mesmo tempo que eu, me mostrou o site do fotógrafo em que a prima fez o book (esta foto acima é dele). Gente o que é aquilo? Que fotos mais lindas! Infelizmente, não vou poder fazer agora, mas um dia irei lá com o Mateus, fazer um book da nossa família. Quando estiver grávida pela segunda vez volto lá e faço um de grávida, rs. Vejam mais algumas fotos:









Este fotógrafo é de Brasília e cobra R$ 320,00 pelo cd com 50 fotos. Para quem quiser conferir mais, o site dele é: www.terrana.com.br

Assim que tiver foto da ecografia volto, tá? Beijos!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

QUE AMOR É ESSE?


Oi meninas!
Sábado tive um sonho tão forte! Sonhei que estava em uma chácara com a família do André. De repente, eu olhava pra minha barriga e via que eu não tinha mais barriga. Daí me batia um desespero: "já que eu não estou mais grávida, cadê o Mateus? Cadê meu filho, meu Deus!!!". Daí eu olhava pra trás e via meu menininho, com mais ou menos 1 ano e meio, com os bracinhos levantados pra mim, me pedindo colo. O pegava no colo e o abraçava bem forte, com uma sensação de alívio por ele estar comigo e sentia um amor tão forte, mas tão forte que chegava a doer no peito. Acordei quase chorando com a emoção que eu senti na hora em que o peguei no colo, que ele me reconheceu como mãe me levantando os bracinhos... Isso é porque foi só um sonho, imagina quando for de verdade!

Mateus está bem! Tivemos pré-natal sexta-feira e o médico me elogiou muito: dentro do peso (engordei 900g do mês passado pra cá, 6 kilos no total dos sete meses), dentro da altura uterina, sem pressão alta (sempre em 10x6 desde o começo da gestação), sem hipoglicemia, sem anemia, sem inchaço, Mateus ativo... tudo ótimo conosco. Agora uma coisa que me assustou: perguntei para o médico com quantos meses eu estou (sempre contei por semana, esse negócio de mês sempre me confundiu) e ele respondeu: todo dia 18 vc completa mês, ou seja, terça-feira, 18, você encerra o 7º e inicia o 8º. Gente!!! Amanhã eu inicio o 8º mês! Socorro!!! Maridex já conversou com a sogra e a cunhada, que já vão providenciar o berço e o guarda-roupa essa semana, e semana que vem saio pra comprar o que está faltando. Lá em casa a aposta é de que o nascimento seja este ano ainda, até 31/12. Mas eu ainda acho que será em meados de janeiro. Amanhã teremos ecografia para vermos como está o baby, peso, grau da placenta e confirmar período gestacional (e vê-lo, claro, porque eu já estou morrendo de saudades do rostinho dele!).

Essa semana faço 30 semanas de gestação. Mateus está muito forte. Se eu estiver numa posição que não o agrada, ele mexe tão forte durante a madrugada que me acorda. A barriga se mexe sozinha. Daí eu acordo achando que é o André mexendo em mim e me dou conta que é o Mateus se mexendo. Por duas vezes eu acordei assustada, meio sonolenta, falado: “o que foi?” e o André: “o que foi o quê?”, e eu: “ porque vc está me acordando?” e ele: “eu nem encostei em você!” kkkkkk e era o Mateus mexendo fortão!!! Rs

Bom, estamos assim:



O bebê:
Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.

A mamãe:
A melhor posição para dormir é deitada sobre o lado esquerdo. A aorta e a veia cava estão situadas um pouco à direita do centro de suas costas; assim, deitando do lado esquerdo, tanto quanto possível, melhora a circulação de sangue em seus órgãos e extremidades, permitindo melhor fluxo sangüíneo ao nível do útero. Você pode encontrar algum problema para conseguir dormir. Tente um daqueles travesseiros de maternidade para colocar sob a sua barriga, ao se deitar de lado, e mantenha a linha da coluna reta com a posição da cabeça.

Bom, semana que vem eu volto, com fotos nossas!!!
Beijos grandes!!! E obrigada pelo carinho!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Oi meninas! Hoje estou pra baixo, muitos problemas acontecendo na família, brigas, fofocas... já chorei horrores, o clima lá em casa tá muito pesado mesmo, nem tenho vontade de ir embora ao final do dia...
Mas não vou falar disso, vou falar de mim e do Mateus:

Infelizmente estou numa situação financeira um pouco difícil (deixei acumular muitas dívidas e agora estou atolada em juros e mais juros (somando a dívida do cheque-especial com os juros dos cartões – que há muito tempo só tenho pagado o mínimo - dá mais de 500 reais de juros por mês!!!) e tive de abrir mão de muitas coisas pra ver se consigo sair dessas:

- Ecografia 3D (+ ou - R$ 150,00)
- Book de gestante (+ ou – R$ 200,00)
- Doula (R$ 600,00)
- Decoração e Kit de berço e dos anjinhos (R$ 400,00)
- Compras na Feira da Gestante (mais caro que em outros lugares)
- Dentre outras coisas...

Por ter de abrir mão do kit de berço dos anjinhos, que só vende na internet e é mais caro, comprei um de carrinho, mais em conta. Na verdade, ganhei: minhas colegas de trabalho fizeram uma vaquinha e me deram (eu completei uma pequena parte). A gente foi numa loja aqui perto, eu escolhi e elas pagaram. Lindinho. Na semana passada também ganhei um chá-de-fraldas surpresa aqui no trabalho. Foi emocionante porque, como já havia ganhado o kit de berço, não estava esperando mais nada. Eu estava sozinha na sala quando elas entraram, cada uma segurando varias fraldas. Me emocionei (vejam as fotos). Ganhei muitas fraldas, a maioreia das melhores marcas, segundo as mamães de plantão (Pampers Soft Touch e Turma da Mônica Total Confort). Resultado? Agora tenho 560 fraldas! São 300 tamanho “P” (acho que não preciso mais da P), 170 tamanho “M” e 90 tamanho “G”. Também ganhei, neste fim de semana uns conjuntinhos de pagão da minha avó. Agora falta pouco, que vou comprar com o 13º, à vista (chega de prestação, senão não vou conseguir quitar tudo). Fiquem com as fotos:

Emoção na hora da surpresa:


Uma grande amiga querida:


Uma pequena parte do resultado:


Foto da embalagem do kit de berço:



Essa semanas faremos 29 semanas. Estou um pouco incomodada com a pressão que ele está exercendo em minhas costelas e em meu estômago. É ruim, essa parte. Não consigo me dobrar e até ficar sentada está difícil. As costelas chegam a doer. Mas faz parte, né.
Beijos, depois volto com o astral melhor...

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

FESTA À FANTASIA II!

Gente, sexta-feira tivemos outra festa à fantasia, dessa vez das sobrinhas do André, que estavam fazendo aniversário. apesar de ter sido na sexta-feira (e eu estar muito cansada por ter trabalhado o dia inteiro) foi divertida. Meu barrigão foi muito elogiado! Fui de havaiana e o André de Black-Power!




Consegui marcar o curso de gestante no hospital onde vou ter o nenê. Vai ser dias 06 e 13/12, das 8h às 12h. Não vejo a hora!
Essa semana completo 28 semanas!!! Vejam como estamos:

28ª semana
Como você está:
A barriga está grande, você está mais pesada e inchada. Está difícil encontrar posição para deitar e você deve estar com dificuldade para dormir. Sem contar os xixis noturnos e as divagações da mente acerca do que está por vir. Antes de se deitar, faça uma refeição leve e tome um banho morno ou quente. Deite-se do lado esquerdo do seu corpo - assim, você melhora sua circulação, já que evita um excesso de pressão na aorta e na veia cava, que ficam no lado direito do corpo. Experimente também colocar um travesseiro entre os joelhos e outro entre a lateral da barriga e o colchão.
O que está acontecendo com o bebê:
O espaço para o bebê no útero começa a ficar mais restrito e, tocando a barriga, o médico já é capaz de imaginar a posição em que está. Nas próximas semanas, o bebê tende a procurar posições mais confortáveis. Eles ficam muito bem de cabeça para baixo - posição bastante favorável para o parto normal.
Reta final
A última fase da gravidez leva a marca da ansiedade. O tempo está passando e daqui a 90 dias você estará com seu filho nos braços. É natural que fique apreensiva, que pense mais no parto e na saúde do nenê, sem falar nas novas responsabilidades de mãe. Aprender o máximo que puder sobre o nascimento dos bebês e seu desenvolvimento vai deixá-la mais confiante.

Beijos!!!