sábado, 2 de janeiro de 2010

O FIM DEFINITIVO DE UMA HISTÓRIA QUE DEU CERTO.

Não há como dizer que eu e o André não demos certo... demos certo sim, por 14 anos... por 14 anos fomos felizes um ao lado do outro. Porém, ultimamente estávamos infelizes como marido e mulher e todos percebiam, estava nítido. Por isso, depois da última tentativa, resolvemos colocar um fim em nossa história. Não vamos perder o cantato um com o outro nunca. Somos pais de um bebê lindo, que é nosso orgulho, a maior conquista que tivemos juntos. Mas temos de nos permitir sermos felizes novamente, e percebemos que juntos, isso não seria mais possível. Não restou mágoas, tristeza sim, mas vamos aprender a lidar com ela. Ainda somos amigos, ainda nos damos bem e é isso o que ficou. E isso é o que importa...

Esse texto, que todas devem conhecer, é EXATAMENTE o que eu sinto:

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..
E lembra-te:
Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão."

Mais uma vez, obrigada por todo o carinho de vocês.

Vou deixar a última foto que tiramos como família (fica nítido o desconforto, a falta de carinho entre nós nessa foto, durante o natal na casa dos partentes dele) e fotos recentes do Mateus, que está com 11 meses (falta pouco para o primeiro aniversário). Beijos.









10 comentários:

Tathyana disse...

Amiga, vc tem o dicernimento necessário pra consegui recontruir a sua vida e seguir em frente. Quantas pessoas passam a vida toda casados porque não tem coragem de colocar um ponto final? Eu sei da sua dor, da tristeza, afinal todo fim é triste. Mas se foi melhor pra vcs, que assim seja e em breve vc vai receber boas novas na sua vida. Muitosss beijos e FELIZ 2010!!!

Maíra disse...

Élen querida,
entendo perfeitamente tudo o que vc disse, e concordo com vc: temos que ter discernimento para entender quando uma etapa chega ao fim! Se é isso que vocês decidiram, que vcs sentiram que é o melhor, então, bola pra frente! Continuem sim sendo amigos, tendo sempre respeito e carinho um pelo outro, pois acho que isso é de extrema importância numa separação. Sejam acima de tudo os pais do Mateus, e continuem se amando, não mais como casal, claro, mas como pais desse menino lindo.
Desejo tudo de melhor para vcs, e que vcs sejam felizes!

Bjos!

ofilhoqueeuqueroter.blogspot.com

Maíra disse...

Observação: nessas fotos o Mateus tá usando aquele macacão que eu enviei pra ele, não está???? Nosssaaaaa só serviu agora, haha, eu sou sem noção mesmo pra presente de RN! :)
Adorei ver as fotos!

Bjossss

Sasá disse...

Olá primeira vez que venho aqui no seu blog, cheguei nele através do link em um blog de uma amiga e o que me chamou a atenção foi o titulo do seu post, pois estou passando por uma situação parecida, porém ainda estou indecisa se me separo ou não, tenho medo de sofrer. Espero que Deus lhe dê muita força nessa nova etapa de sua vida. Posso vir aqui mais vezes? Beijos.

Liliane disse...

Torço para que tudo dê certo para você, que consiga seguir em frente e refazer sua vida. Seja feliz. Beijos.

Blog do Matheus disse...

Elen espero que vc sinceramente esteja nessa serenidade e que vcs, como pais do Mateus, sempre pensem nele mas NUNCA tomem atitudes na vida de vcs "por ele".
Minha casa está de portas abertas pra te receber!
bjs carinhosos e um 2010 infinitamente melhor e com saúde!

disse...

Vim pra te desejar um ano novo maravilhoso, que você tenha muita saúde, muitas alegrias e força pra realizar todos seus planos!
Penso como você, a história de vocês deu certo sim durante todo o tempo em que foram felizes juntos... Se isso não é possível agora, melhor cada um seguir seu caminho... Nem sempre as coisas acontecem como esperamos, mas nós também vamos nos transformando com o tempo né, natural que seja assim!!
Mateus tá lindo Élen, e o primeiro aninho já tá mesmo quase chegando, dá pra acreditar???
Bjos

Dani disse...

Pena, Élen! Mas é a vida, e ela segue! Concordo q vcs deram certo sim, muito certo aliás.. se chegou ao fim, q seja com muito carinho, amizade e respeito. O melhor pra vcs vai ser o melhor p/ o Mateus.. não adiantaria insistir em um casamento sem amor. Ruim pra vcs, pior para o Mateus.

Força e qq coisa to aqui. E o Mates com quase 1 ano hein..como passa rápido! ;)

Bjs

Motivo Para Sorrir disse...

Quanto tempo, seu anjinho é muito lindo! Que pena que chegou o fim, mas vai dar tudo certo, você vão voltar a se entender, uma bebê é uma bença e uma alegria pra um casal, mas também mexe muito com a vida de um casal, é normal, vai dar tudo certo tá?
Beijão meu e da minha princesa Sara

Gabi Rosa disse...

Oi!
Cheguei aqui indo de blog em blog e sua história me chamou atenção a ponto de comentar, e tb pq fzms aniversário no mesmo dia...
Criei meu blog faz pouco tempo só pra poder me comunicar com outras pessoas q vivem coisas parecidas comigo..
Olha, uma separação sempre é mto difícil, mas pense q o seu caso ñ é dos piores pq foi comum acordo, pq vcs continuam amigos e se respeitando. Dói, dói mto, mas mto mais doloroso q isso seria ver seu filho sofrendo por viver num ambiente onde os pais ñ se respeitam, certo?
Então querida, qdo sentir vontade chore, fique emburrada, ñ pense em nada. Isso é lógico longe do Mateus. E vc pode achar uma loucura, mais aproveite enquanto ñ está trabalhando para curtir ao máximo seu filhote, pq passa mto rápido e pq qdo vc trabalha fica mto tempo longe dele. Digo isso por experiência própria! Por vzs me peguei chateada por estar desempregada, mas hj vejo q aquela foi a melhor época, pois eu podia estar com meu pimpolho a td momento. Qto à depressão vai passar! Vc tem todo amor do mundo dentro de vc, então, num coração amoroso, sentimentos esquisitos ñ perduram. Tenha paciência e ñ desista ok?
Bjs e sinta-se à vontade pra me escrever!