terça-feira, 30 de novembro de 2010

30 semanas - e a história se repete...



Oi meninas,

Tivemos os pré-natal dos 7 meses e a ultra com dopler. Não foi surpresa o resultado da ultra, pois foi uma coisa que aconteceu na primeira gestação e está de repetindo: incisura protodiastólica em ambas as artérias uterinas (ou bilateral). As tais incisuras indicam uma alta de pressão nas artérias que levam sangue e oxigênio à placenta. No caso da minha primeira gestação, isso levou ao aumento da minha pressão arterial, que não baixava de jeito nenhum, só aumentava, o que culminou em uma cesariana às 39 semanas (leia aqui tudo o que aconteceu naquela época). “As incisuras constituem um grupo de grave risco para ulterior desenvolvimento de complicações obstétricas relacionadas á insuficiência placentária, enquanto aquelas com incisura bilateral tem risco maior, mormente para complicações que levam a parto pré-termo.” Como eu tenho histórico de incisuras bilaterais com pressão alta, é certo que a história se repetirá. Minha maior preocupação é que não dê tempo da Clara engordar o suficiente até o parto, se este for antecipado como da primeira vez. Nesta ultima ecografia, semana passada, com 29 semanas e 4 dias, ela estava com 1.511kg e 39 cm. Engordei apenas 3,5kg em 7 meses de gestação! Também tenho que dar uma apressada no enxovalzinho dela. A DPP é 06/02, mas se ela vier antes, como o Mateus, deve nascer pelo dia 22/01 (detalhe: o Mateus é do dia 20/01). Ainda não levei os resultados dos exames para o médico. Vamos ver o que ele diz.
Também tenho sentido muitas dores no pé da barriga, na região pélvica. Tem dias em que ando curvada. Fiz um monte de exames (sangue, urina) que deram normais. Acredito que estas dores sejam do esforço de cuidar de um bebê, com outro na barriga. As escadas de onde moro também devem contribuir para as dores. Pesquisando, encontrei sobre Disfunsão da Sínfise Púbica: “Muitas mulheres têm dor nos quadris com o avanço da gravidez, e, em alguns casos, os ligamentos que sustentam a pelve ficam tão frouxos que a articulação que segura os ossos da região simplesmente não funciona direito. É a disfunção da sínfise púbica, um problema que provoca bastante dor, e pode ser amenizado com o uso de cintas ou faixas especiais.” Vou conversar com meu médico a respeito disso também.

Ganhei um selinho da amiga Gabi, mamãe do Davi, outra guerreira:



Obrigada, amiga!

Bom, por enquanto as novidades são essas. No próximo post volto com fotos e notícias do Mateus. Desculpem o post meio down. É assim que me sinto hoje: um pouco cansada...

11 comentários:

Lu disse...

Eu tb continuo com as tais dores no pé da barriga, principalmente quando se esforço... Sei que no seu caso é muito difícil, mas tente descansar o máximo possível! Estou aqui torcendo e rezando por vcs, pra Clara ficar no forno o máximo possível!

Beijo!

LUA disse...

Ihh Ellen, pode brincar com isso não hein!!!vamos tratar de nos cuidar, pra que Clara e Mateus tenham uma mamae saudavel!!!E Clara uma formação completa dentro do ninhozinho!!!
bj bj bj

Gabi Rosa disse...

Mais q descansar é tentar se manter tranquila...
Ñ vejo outra palavra q defina o momento a ñ ser GUERREIRA! Parabéns minha querida! Parabéns pro Mateus e pra Clara por terem uma mãe tão tudona assim!
Fico daqui torcendo pra q td dê certo, orando e entregando sua hora no colo de N. Sra do Parto e acompanhando vcs por aqui ok!?
Força amiga! Mta força!
Bjinhos

Dani disse...

Lela, vc é uma GUERREIRA!!!!!!! To tao cansada hoje, mas tao cansada...com as costas moídas mesmo, de tanto andar atrás do Felipe (e o Leandro vive viajando, entao estou quase sempre só)... aí entrei no seu blog e pensei: E A LELA QUE ALEM DE FAZER TUDO ISSO SOZINHA AINDA ESTÁ GRAVIDA!!! kkkk.... Sou sua fã, viu? Acho q eu não daria conta....rs

Boa sorte nessa reta final! Vamos torcer pra não ter pressão alta apesar dos indícios... Eu tb se um dia engravidar de novo tenho certeza q vou ter diabetes gestacional de novo.. Aff...

Beijos

Dani
http://bydanielagarcia.blogspot.com/

Tathyana disse...

Eita Amiga, estão pelo visto vais er cesárea mesmo né? Mas ó o que for melhor pra vc e pra Clara é o que importa. Sábado quero dar um beijo bem gostoso nessa barriguinha!!! E pode deixar que a gente cuida dele pra vc aqui em casa. Bjssss

Ps: se quiser, pode trazer alguém com vc pra te ajudar tá?

Marília Sampaio disse...

Ai que saudade dessa época.
Quero ter outro filho jaja... #miinterna

hahaha

Beijokas

Blog do Matheus disse...

Ei Garota vamos lá, força na peruca!!!
A Clara está bem né? Então não sofra por antecipação, vc está sendo acompanhada por médico, está fazendo sua parte. O importante é que vcs tenham saúde!
Agora q de fato escadas é péssimo pra gestante e pós parto isso é, alguma chance de vc mudar-se de lá?
bjs nossos

Lu disse...

Ai menina... agora está me batendo uma ansiedade....

Maíra disse...

Amada, eu vou ser bem sincera com você: toda mulher pode dar a luz e você também pode, e eu não acredito na maioria das indicações de cesárea de médicos que não são aliados ao movimento pelo parto normal/humanizado.
Quando eu fiz estágio na maternidade (que é uma maternidade referência mundial em partos naturais e humanizados), eu via quase todos os dias mulheres com pré-eclâmpsia dando à luz naturalmente. Pré-eclâmpsia não é indicação de cesárea! Pelo contrário! É muito mais seguro para a mulher com pré-eclâmpsia dar a luz naturalmente do que fazer uma cesárea, pois a cirurgia aumenta o risco da pressão subir demasiadamente e complicar o quadro, além do maior risco de hemorragias.

Não tem NENHUM outro médico que você possa consultar? Nenhuma enfermeira obstetra? Se você fosse daqui de BH eu saberia como te ajudar, mas aí em Brasília é complicado porque eu não sei NADA! Você tentou pedir ajuda no grupo Parto Nosso?

Se quiser podemos conversar por email.

Beijos

Isabela disse...

Oie!!! Tbm estou com um problema parecido. Já tomei as injeçoes para amadurecer o pulmão do meu filhote e estamos bem Graças a Deus!
Que Deus esteja abençoando ricamente vcs!
Bjs

Retratoterapia disse...

Fique calma, tudo vai dar certo...beijos

portafilho.blogspot.com