terça-feira, 27 de julho de 2010




Como foram de final de semana? O meu foi tranqüilo. No sábado, o André levou o Mateus para passear e eu aproveitei o meu tampo. Fui à casa do meu primo, cuja esposa está grávida e o bebê nasce em novembro. É uma menina e se chamará Sophia. O quartinho dela está quase pronto e eu fiquei babando: todo lilás com os detalhes cor de rosa. Ele pintou três paredes de lilás clarinho e a quarta, a que fica a cortina, de lilás mais escuro. Nessa parede, ele colocou uma tinta especial, com glitter. Ficou a coisa mais linda! O guarda-roupa, que ele estava montando, também é lindo, branco, com detalhes lilás e os puxadores em acrílico. Fiquei lá, vendo as roupinhas. Cada vestidinho mais lindo que o outro (e que meu bebê vai herdar, caso seja menina). Dei várias dicas para a Flávia (esposa dele) sobre gravidez e parto. O bom é que meu bebê terá uma priminha da mesma idade para brincar, afinal, serão apenas três meses de diferença de uma para a outra. No final do sábado o André veio trazer o Mateus e ele chegou com uma malinha do McDonalds (a primeira vez que ele foi) com o lanche dentro. O André falou que ele não gostou do sanduíche (ainda bem). Fiz uma sopa pra ele (que ele comeu bem) e eu comi o sanduíche dele (sem enjoar, rs).

O domingo também foi tranqüilo, mas muito cansativo. A babá tem folga sábado e domingo e eu passei o dia com o Mateus que não pára, rs. Incrível como ele não se cansa. Foi muito bom passar o dia com ele, mato a saudade acumulada durante a semana. Ele está muito engraçado. Está na fase de dançar. E quanto mais você ri, mais ele dança, para se mostrar, rs. Também já quer ser independente e comer sozinho. O perigoso dessa independência, é que, na rua, ele quer andar sozinho, sem segurar na nossa mão... também matei a saudade dos tempos em que eu morava na casa da minha avó e a gente dormia na rede, abraçadinhos. Ele me abraça e coloca a perninha por cima da minha barriga. Tenho que aproveitar isso ao máximo enquanto a barriga não cresce... só sei que dormimos à tarde e quando a noite chegou, ele estava todo espoleta, nada de querer ir para a cama. Já eram quase dez horas quando o levei para a cama, contra a vontade dele. Eu estava morta de cansada, nem tinha tomado banho ainda. Quando ele finalmente dormiu, às dez e meia, fui tomar banho (num frio de lascar). Na segunda-feira eu estava mais cansada do que na sexta-feira.



Hoje é um dia nostágico pra mim. É o dia em que o André e eu completaríamos 14 anos juntos. 27 de julho de 1996: o primeiro beijo, início do namoro. Eu tinha 14 anos. E 14 anos, pra quem tem 28, é a metade da vida. Durante muito tempo comemoramos essa data. E por ironia do destino, no ano passado, que deveríamos comemorar mais por termos constituído uma família, estávamos em crise e não comemoramos... é uma data que será lembrada por mim durante muito tempo ainda, pois está tudo meio recente. E enquanto eu carregar essa mágoa (de ter sido abandonada quando eu mais precisei dele) dentro de mim, não vou conseguir me livrar dela...


A GRAVIDEZ

Minha gravidez transcorre tranquilamente, tirando o enjôo. Parece que não vai acabar nunca. Na primeira gestação, enjoei até as 14 semanas. Esta semana estou com 12. Faltam apenas duas. Aleluia! Quero muito voltar a comer com apetite, sem vontade de vomitar. Na sexta-feira não consegui almoçar direito. No meio da tarde estava azul de fome e comecei a sentir vontade de comer pastel. Aí meu colega me chamou pra gente ir numa pastelaria aqui perto. Saímos rapidinho, no meio do expediente. Quando cheguei lá quase enlouqueci: eram mais de dez tipos de pastel, todos feitos na hora. Um sabor mais gostoso que o outro. Estava morta de fome, louca de vontade de comer pastel mas não consegui comer mais do que um pastel com um caldo de cana. Unzinho apenas. Comecei a sentir vontade de vomitar e achei melhor não arriscar. Fiquei só na vontade... Não vejo a hora de entrar no segundo semestre de gravidez. É a melhor fase, sem enjôos, sem incômodos, sentindo o bebê mexer, embora eu ache que já esteja sentindo... não é o que diz o site:

“O bebê já se mexe muito. No caso de primeira gravidez, você provavelmente sentirá os primeiros movimentos entre 18 e 20 semanas. Quem não é marinheira de primeira viagem e já conhece a sensação costuma senti-la pela primeira vez entre 15 e 18 semanas.”

Ou seja, ainda faltam três semanas para eu começar a sentir. Porém, de uns dias pra cá, na hora de dormir, eu me conecto mais com meu bebê. Coloco a mão na barriga e fico acariciando (a barriga já ta bem durinha embaixo). Ontem eu tava bem quietinha na cama, deitada de barriga pra cima, pensando na vida, e senti uns leves movimentos, beeem sutis, umas duas vezes. Fiquei antenada, mas não se repetiram. Na hora pensei que fossem movimentos involuntários do útero, mas depois lembrei que foi parecido com quando senti o Mateus mexer pela primeira vez. Eu estava com 16 para 17 semanas e senti algo parecido com bolhas de sabão estourando dentro da barriga. Foi a mesma sensação que senti ontem... mas ainda está muito cedo.

Falta só uma semana pra eu ver meu bebê novamente, pela ecorafia. Já estou com saudades. A última ecografia foi com 7 semanas! Faz mais de um mês. Ele(a) deve estar bem grandão agora (na última tinha só 1,5cm)! Faremos a ecografia de Translucência Nucal, aquela que detecta problemas cromossômicos. E como ela é demorada, dará pra matar a saudade. É estranho sentir saudades de alguém que você ainda não conhece pessoalmente. Mas estou com saudades do meu bebezinho que cresce dentro de mim. Aquele laço afetivo entre mãe e filho está se fortalecendo entre nós. E eu me imagino segurando-o no colo pela primeira vez, sentindo o cheirinho de bebê do seu cabelinho, da sua pele, sentindo a pele fina dos dedinhos dele apertando minha mão enquanto mama... e não paro de pensar na reação do Mateus ao ver o irmãozinho(a) pela primeira vez!


MENINO OU MENINA?

Na próxima semana farei a ecografia. Não consegui ver o sexo do Mateus com 12/13 semanas, mas muitas mamães conseguiram. Vamos ver se conseguirei dessa vez. E vocês, o que acham? Vai algumas dicas:

- Enjôos no início da gravidez.
Pouco e fracos: menino
Muito e intensos: menina- Batimentos cardíacos do bebê
Menor que 140 bpm: menino
Maior que 140 bpm: menina (146 bpm na primeira ecografia)
- Peso extra
Você está carregando peso extra na frente: menino
Você está carregando o peso nos quadris e bumbum: menina
- Formato da barriga
Bola de basquete: menino
Melancia: menina
- Seios
Sua auréola escureceu consideravelmente: menino
Seu seio esquerdo está maior do que o direito: menina
- Altura da barriga
Sua barriga está baixa: menino
Sua barriga está alta: menina
- Desejos
Você tem desejo de comida salgada ou ácida: menino
Você tem desejo de doces: menina (e nem de doces eu gostava. Agora virei chocólatra)
Você tem desejo de proteína: menino
Você tem desejo de frutas: menina (na minha mesa do trabalho não faltam frutas)
- Temperatura do corpo
Seus pés estão mais gelados do que antes da gravidez: menino
Não houve mudança significativa de temperatura: menina- Beleza
A gravidez faz você mais bonita do que nunca: menino
Você não está tão bonita quanto antes da gravidez: menina
- Humor
Seu humor não se alterou tanto: menino
Você tem mais mudanças de humor do que antes da gravidez: menina
- Pele
Seu rosto continua com o mesmo tanto ou quase nenhuma espinha: menino
Seu rosto tem mais espinhas do que o normal: menina (até na pálpebra nascem espinhas, aff)
- Idade:
Somando sua idade na época da concepção com o número correspondente ao mês da concepção, o resultado é par (se fizer aniversário durante a gestação, inverte): menino
*Somando sua idade na época da concepção com o número correspondente ao mês da concepção, o resultado é ímpar (se fizer aniversário durante a gestação, inverte): menina (28 + 5 = 33)

10 menina x 3 menino.

Eu acho que é menina. Sempre achei. Na primeira gravidez, eu sempre achei que seria menino e acertei. Sei lá, é o tal do feeling que as mamães têm. Se eu pudesse escolher, eu gostaria que fosse outro menino. Pra brincarem juntos, ele e o Mateus, das mesmas brincadeiras (carrinho, vídeo-game, pipa...). Mas acho que vem menina aí. E já estou me acostumando com a idéia.

E vocês, o que acham que será meu bebê?

Beijos!

5 comentários:

Paty - A grande espera! disse...

O Mateus é lindo, ein?!?! Cada dia mais lindo, mais esperto!
Bom saber que vc está bem e os bebes tbém!
Que Deus continue te ajudando nessa caminhada!

Beijos

Dri disse...

Oi Élen, tudo bem?
Primeira vez que passo aqui, e achei seu cantinho simplismente LINDO. Que template maravilhoso.
Ao poucos vou lendo todo seu blog, mais ja de inicio fiquei imaginando o quartinho (lindo ne!).
Parabén pelo filho lindo e pela segunda gravidez (que legal se for menina).
Espero sua visita no meu cantinho.
Beijinhos e estou seguindo.

Blog do Matheus disse...

Ei eu acho q será outro menino hein!!!!!!!
Qto a vc já ter sentido mexer eu acho q é possível sim pq agora vc já sabe como é e tb dizem q na 2ª gravidez tudo acontece mais rápido.
O meu Teteus tb não é fã de lanche do mc meleca não só da famosa batata, ele gosta meeeessmmooo é do girafas afinal na nossa cidade é o que tem né rs.
bjs

LUA disse...

Ahhh!Eu sou suspeita pq sempre quero que seja menina,puxando a sardinha pro meu lado!!!rsrsr
Ser mãe de menina é uma delicia Ellen!!!Todos os detalhes,tão boooom!!!Das roupinhas, a meiguice...aiii!!amo tanto...

Só as mães são felizes.
http://www.coisa-de-mae.blogspot.com

Lu disse...

Oi Ellen! Vou fazer o ultra morfológico com 20 semanas, então resolvi esperar mesmo, faltam tão poucas semanas que acho bobeira fazer um ultra particular neste meio tempo. Eu não faço idéia se estou esperando um menino ou uma menina. No começo achava que era menino, depois inverteu, e agora não sei..rs.. Nem consegui identificar direito as situações que vc descreveu, então nem vou tentar adivinhar. Esperar é melhor! rs

Dei uma longa passeada no seu blog e estou torcendo muito por vc, tudo dá certo no final, pode ter certeza. As coisas acontecem no tempo certo!

Eu quero ter dois filhos, mais ou menos do jeito que vc está vivendo agora, um ainda pequeno e outro na barriga, sei que é dificil, mas tem a vantagem dos dois crescerem juntos!

O Mateus é um fofo e o outro neném também vai ser, os dois vão crescer juntos e felizes, vc vai ver!

Beijão!